Apresentação da Caravela
A caravela é uma embarcação de madeira, bastante veloz e ligeira, de pequeno calado e flancos largos, que foi sobretudo utilizada nos séculos XV e XVI, mais especificamente no período dos Descobrimentos, pelos navegadores espanhóis e portugueses, sendo que os últimos a aperfeiçoaram com o objetivo de explorar a costa africana.
Este tipo de barco caracteriza-se pelo uso de velas latinas, ou seja, velas de formato triangular, e pela possibilidade de navegar à bolina. Medem aproximadamente 20 metros, pesam cerca de 100 a 400 toneladas e suportam uma tripulação de 25 membros e um considerável número de mercadorias.
Foi com este tipo de embarcação, por exemplo, que o navegador Cristóvão Colombo chegou à América, em 1492, ou que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, em 1500.
No século XVI, embora as caravelas continuassem a ser incluídas nas primeiras armadas portuguesas da rota da Índia, foram progressivamente desaparecendo para dar lugar a naus ou a galeões, navios de maior porte e mais resistentes.
References:
Grant, Neil. Grande Atlas dos Descobrimentos. Porto: Livraria Civilização Editora, 1993
https://www.britannica.com/technology/caravel