Porto Alegre

Porto Alegre é uma cidade brasileira, capital do estado do Rio Grande do Sul e uma das metrópoles mais importantes da República Federativa do Brasil.

Porto Alegre é uma cidade brasileira, capital do estado do Rio Grande do Sul e uma das metrópoles mais importantes da República Federativa do Brasil. Porto dos Açores, como também é chamada por seus habitantes mais antigos, constituiu-se com a chegada de casais açorianos no século XVIII e com um fluxo grande de imigrantes alemães, italianos, espanhóis, libaneses e africanos no século seguinte.

A região onde situa-se a cidade de Porto Alegre é povoada desde o século X por índios que vieram da Amazônia. O estabelecimento de Porto Alegre como cidade, no entanto, ocorreu apenas no século XVIII. Após a assinatura do Tratado de Madrid, em 1750, o rei de Portugal enviou casais açorianos para que povoassem o sul do Brasil. Cerca de quinhentas pessoas se fixaram à beira do lago Guaíba em 1752, no Porto de Viamão, primeiro nome da futura capital do Estado.

No dia 26 de março de 1772, o Porto de Viamão foi transformado em freguesia, chamada de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, data estabelecida como a data oficial da fundação da cidade. Em 1773, a freguesia possuía mil e quinhentos habitantes, e tornou-se a capital de Viamão, que, por sua vez, era capital da Capitania do Rio Grande de São Pedro.

O Tratado de Santo Idelfonso, em 1777, estabeleceu a paz entre Portugal e Espanha, o que regularizou a posse da terra do Rio Grande de São Pedro. O próximo passo foi organizar a administração da freguesia. A administração local ergueu a primeira sede do governo, chamada de Palácio de Barro. Logo após foram erguidos um cemitério, um teatro, uma prisão e a Igreja Matriz.

porto alegre

A capital da Capitania cresceu rapidamente. A atividade do porto se intensificou, o que auxiliou no desenvolvimento comercial do pequeno município. As ruas começaram a ser calçadas e foi criado um serviço postal. No ano de 1798, o número de habitantes se encontrava em três mil. Em 1814, no entanto, esse número dobrou, chegando aos seis mil.

No ano de 1822, então com o nome de Porto Alegre e já capital da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, a vila ganha o foro de cidade. Os primeiros imigrantes alemães chegam nessa época e instalam pequenos negócios, como restaurantes, alambiques e olarias. No entanto, a Capitania passava por problemas econômicos, ao ser negligenciada pelo Império e ao pagar impostos pesados. Em consequência disso, instaurou-se em Porto Alegre em 1835 a Revolução Farroupilha.

Porto Alegre voltou a crescer após o fim da Revolução Farroupilha, em 1845. De 1865 a 1870, a Guerra do Paraguai fez com que o governo central do país investisse na modernização da cidade. Houve uma injeção de dinheiro na capital, além de novos estaleiros, quartéis e serviço telegráfico. Os bondes foram introduzidos em 1872; em 1874 foi erguida a Usina do Gasômetro, para geração de energia.

“Porto Alegre é demais…”

O século XX trouxe a Porto Alegre um grande desenvolvimento populacional, urbano e econômico. O grande investimento realizado pela administração do município na primeira metade do século alterou a morfologia urbana. Houve um imenso crescimento de edifícios, no intuito de modernizar a cidade. A prefeitura de Porto Alegre passou a controlar serviços como água encanada, iluminação, transporte público, educação, policiamento, entre outros.

Nas últimas décadas, Porto Alegre se tornou uma das maiores metrópoles do país. Apesar de ter se tornado uma das maiores economias do mundo ao final do século XX, atualmente se encontra com grandes complicações sociais. Os mais de 1,4 milhões de habitantes da cidade enfrentam problemas como trânsito caótico, alto custo de vida, uma administração pública financeiramente quebrada e altos índices de criminalidade urbana. Porto Alegre é, atualmente, uma das capitais mais perigosas para se viver do mundo.

Apesar disso, Porto Alegre é uma das cidades mais alfabetizadas e culturais do país. Ela possui atrativos culturais diversificados e constantes em todas as áreas, como arte, esportes e ciências. A capital dos gaúchos conta com atividades folclóricas relacionadas às suas origens e às do Rio Grande do Sul, além de ter um dos maiores clássicos do futebol mundial, o GreNal, entre Grêmio e Internacional.

Porto Alegre possui mais de oitenta prêmios que a configuram como uma das melhores capitais para se morar, investir e procurar melhores condições nas áreas de educação e emprego.

porto alegre

294 Visualizações 1 Total

References:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/

294 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.