Circulo polar

Conceito de circulo polar, principais componentes associadas a este conceito, as condições climaticas assim como algumas das espécies presentes…

Circulo Polar – conceito

Circulo polar (árctico)

Circulo polar corresponde a duas regiões do planeta Terra, uma no hemisfério norte (circulo polar ártico) e outra no hemisfério sul (circulo polar antártico). Estes círculos correspondem a linhas imaginarias que intercetam perpendicularmente o eixo terrestre, correspondendo aos paralelos mais externos do planeta. No entanto, ao longo do tempo a sua localização pode mudar em função da inclinação da Terra.

As posições entre os dois círculos polares possuem sempre um nascer e um por do sol, enquanto, nestes círculos o sol encontra-se ou acima do horizonte ou abaixo deste durante um longo período de tempo. Isto implica que pelo menos durante um dia no ano não existe nascer do sol e noutro dia não ocorre um por do sol. Estas condições levam a que pelo menos durante um dia inteiro é noite (no inverno) ou dia (no verão).

Circulo polar ártico

Urso polar

O circulo polar ártico constitui um dos círculos polares do planeta, encontrando-se à latitude de 66º 33’44’’ norte e possui um comprimento de cerca de 6000 km. O clima desta região é subártico, implicando que o território acima deste meridiano se encontra congelado e sob temperaturas baixas a maior parte do ano.

No circulo polar ártico a amplitude térmica anual nunca ascende a valores superiores a 30ºC, sendo que a temperatura encontra-se geralmente em valores abaixo de zero. Em alguns casos pode mesmo atingir os -50ºC. O período de inverno prolonga-se por seis meses, levando o solo e a água a manter-se congelados, chegando mesmo a formar calotes polares.

O estado do Alasca, o Canada, a Gronelândia, a Islândia, o norte da Escandinávia e o norte da Rússia são territórios abrangidos pelo circulo polar. Estas zonas são muito pouco habitadas. Atualmente é na Finlândia que se localiza o maior aglomerado populacional desta região. Essas população vão ficando cada vez mais escassa à medida em que nos aproximamos do pólo norte.

Entre as espécies presentes no ártico encontram-se os lobos, ursos polares, renas, lebres, baleias, focas e morsas por exemplo. A flora consiste em espécies presentes no bioma tundra. Alguns exemplos de espécies são os musgos, líquenes, herbáceas de pequeno porte, assim como algumas coníferas e bétulas.

Circulo polar antártico

Mar polar

O circulo polar antártico encontra-se à mesma latitude que o circulo polar ártico, no entanto, este localiza-se no hemisfério sul. Este circulo abrange o continente Antártico, única porção terrestre desta região. Durante o inverno, esta parte do planeta passa por noites de 24 horas, já durante o verão são os dias que se tornam longos. Em determinadas partes do continente (Polo sul), em particular no paralelo 90º sul, a noite pode prolongar-se por seis meses e o mesmo ocorre com o dia.

O clima nesta parte do planeta é muito extremo, encontrando-se quase sempre gelado. A maior massa terrestre existente nesta região (Antártida) encontra-se coberto por neve. O mar circundante congela e os ventos são muito fortes durante parte do ano. Isso torna impossível atingir esta região durante o inverno.

No sul deste hemisfério, não existe uma população permanente, em particular de seres humanos. Estes permanecem no local, em particular, para realizar investigações cientificas. Os investigados acabam por sair da região a quando dos períodos mais desfavoráveis e inóspitos.

As espécies mais comuns nesta região são os pinguins, foca-leopardo, baleias, focas, albatrozes, esponjas, anémonas entre outras. Já a flora consiste sobre tudo em musgos, hepáticas, briófitas, fungos, algas, não existindo espécies de grande porte devido aos fortes ventos.

125 Visualizações 1 Total

References:

Artic. (2016). World Atlas (online). Consultado em: Setembro 30, 2019, em https://www.worldatlas.com/webimage/countrys/polar/arctic.htm

Paterson, W.,, & Baker, N.,, & Heenan, A., Arctic Circle (2018). The Canadian Encyclopedia. Consultado em: Setembro 30, 2019, em https://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/arctic-circle

All About Arctic Climatology and Meteorology. National Snow and Ice Data Center. Consultado em: Setembro 30, 2019, em https://nsidc.org/cryosphere/arctic-meteorology/index.html

Antarctic Circle. COSMOS – The SAO Encyclopedia of Astronomy. Consultado em: Setembro 30, 2019, em http://astronomy.swin.edu.au/cosmos/A/Antarctic+Circle

Australian Antarctic Division: Leading Australia’s Antarctic Program. Australian Government. Department of the Environment and Energy. Consultado em: Setembro 30, 2019, em http://www.antarctica.gov.au/about-antarctica

(1998) Antarctic Circle. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Setembro 30, 2019, em https://www.britannica.com/place/Antarctic-Circle

125 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática