Medula espinal

Conceito de medula espinal, porção do sistema nervoso que liga os músculos e o cérebro, mencionando, em particular, os problemas existentes com este órgão.

Medula espinal ou medula espinhal é a designação do prolongamento do sistema nervoso. Esta possui os nervos motores e que faz a ligação destes aos cérebro.

A medula é uma parte do sistema nervoso central, com a forma de uma haste, mais ou menos cilíndrica, que se prolonga a partir do cérebro e que termina na região lombar.

Esquema do sistema nervoso

A medula espinal apresenta cerca de 45 centímetros de comprimento e 1 centímetro de diâmetro. Esta encontra-se envolvida pela coluna vertebral, cujas vértebras estão separadas por discos de cartilagem. A zona central da medula corresponde à designada zona cinzenta, onde ocorre a ligação dos neurónios. Enquanto a parte externa contém a massa branca, consistindo num conjunto de fibras nervosas.

Funcionamento

Estrutura da coluna vertebral e respetiva medula espinal

A medula funciona como uma via de comunicação entre o corpo e o cérebro. Visto a informação ter que passar por ela para chegar aos nervos presentes nos membros. Estes nervos imitem informação que tem que ser levada ao cérebro para a obtenção de uma resposta.

As fibras nervosas são específicas no tipo de sinal que transportam. Umas estão adaptadas a receber a informação da dor, enquanto outras recebem a sensação de temperatura, por exemplo. Estas fibras também são especificas quanto a levarem a informação até ao cérebro ou a trazerem-na, isto é, cada fibra faz apenas um tipo de transporte.

Os nervos ligam-se a zonas especificas da medula espinal e dirige-se para uma zona especifica do corpo. Esta contém cerca de 31 pares de nervos que saem pelos espaços entre as vértebras. Esta especificidade permite determinar se ocorreu algum dano na medula espinal e especificamente em que região ocorreu o dano.

Problemas

Estrutura da Medula Espinal

A medula espinal é uma estrutura muito frágil que pode sofrer danos com alguma facilidade. Apesar de a maior parte dos estudos terem sido feitos em roedores, primatas e outros pequenos mamíferos, os resultados podem ser aplicados ao ser humano.

O maior problema que pode surgir na medula espinal é a sua fratura que leva a uma paralisia da região a que esta se encontra ligada.

Além da fratura, também a infeção, ausência de irrigação e tumor levando a problemas nas regiões associadas à zona afetada.

Após a ocorrência de uma lesão, os músculos começam a ficar mais fracos ou mesmo paralisados. As sensações na zona tendem a diminuir, podendo mesmo ser perdidas. Em determinadas condições, estas lesões podem levar à perda do controlo de órgãos, como o intestino e a bexiga.

Uma doença na medula espinal pode ser diagnosticada através de um exame físico e/ou de uma ressonância magnética. Em certos casos os efeitos podem ser revertidos, no entanto, isso depende da sua causa e dos efeitos provocados.

Em muitos casos é necessário recorrer a fisioterapia, no entanto, nem sempre é possível recuperar completamente.

59 Visualizações 1 Total

References:

Nógrádi, A; Vrbová, G. (2013). Anatomy and Physiology of the Spinal Cord. Madame Curie Bioscience Database. Landes Bioscience. Consultado em: Janeiro 24, 2020, em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK6229/

Rubin, Michael (2017). Considerações gerais sobre doenças da medula espinhal. Manual MSD. Versão saúde familiar. Merck Sharp & Dohme Corp. Consultado em: Janeiro 24, 2020, em https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/doen%C3%A7as-da-medula-espinhal/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-doen%C3%A7as-da-medula-espinhal

About The Brain and Spinal Cord. Neurological surgery. University of Pittsburg. Consultado em: Janeiro 24, 2020, em http://www.neurosurgery.pitt.edu/centers-excellence/neurosurgical-oncology/brain-and-brain-tumors/brain-and-spinal-cord

59 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática