Racismo

Racismo é um fenómeno que leva o indivíduo a ter atitudes de superioridade em relação a outro, com base na raça.

Racismo

Racismo é um fenómeno que leva o indivíduo a ter atitudes de superioridade em relação a outro, com base na raça. O mesmo pode assumir contornos como a discriminação e estar anda associado a diferenças biológicas entre povos.

O racismo começa por ser construído a partir de ideologias, como reflexo de uma manipulação consciente tendo em vista a manutenção da organização social (Wedderburn, 2007).

Mas, o que é, e o que podemos dizer exatamente o que é o racismo? Qual a sua origem na história? Que impacto qualitativo ele tem sobre uma sociedade racionalizada? O século XXI começou por testemunhar uma ampla aceitação e difusão das teses racistas em todos os âmbitos da sociedade de modo que o racismo e as suas manifestações assumem, hoje, um elevado grau de complexidade (Wedderburn, 2007). O discurso e a prática do racismo inserem se todos os meios e vias que se possa imaginar, desde as estruturas do chamado Estado Democrático de Direito, passando pelas plataformas dos partidos políticos de direita e de esquerda, e orientando os estereótipos veiculados pela grande indústria de massa audiovisual (Wedderburn, 2007). Esta últma, por sua vez, alimenta o imaginário e a linguagem popular que geralmente, as discussões ao redor do racismo na América Latina costumam utilizar como padrão de comparação o mundo anglo-saxónico (Wedderburn, 2007). No entanto, no que concerne ao modelo anglo-saxónico o mesmo não pode servir de marco referencial ou comparativo para ver a realidade “latino”-americana, e muito menos compreendê-la uma vez que esse modelo racial de relações,anglo-saxónico, é definido em função da bipolarização do racismo e pela imposição de estruturas de segregação racial ostensivas (E.U.A, Europa Setentrional, Austrália, Canadá, África do Sul) (Wedderburn, 2007).  Este corresponde a um contexto histórico recente e bem específico: a modernidade industrial e capitalista (Wedderburn, 2007).

Onde surge o racismo?

O racismo surge, portanto, na política, como doutrina científica, quando se avizinha à abolição da escravatura e, consequentemente, à igualdade política e formal entre todos as pessoas a nível mundial, e mesmo entre estes e os africanos escravizados (Guimarães, 2004). Este fenómeno não deve ser lido apenas como reação à igualdade legal entre cidadãos formais, que se instalava com o fim da escravidão; foi também o modo como as elites intelectuais, principalmente aquelas localizadas em certos lugares de Africa, reagiam às desigualdades regionais crescentes que se avolumavam entre o Norte e o Sul do país, em decorrência da decadência do açúcar e da prosperidade trazida pelo café (Guimarães, 2004).

Mas se do Norte veio o racismo primeiro, também veio de lá a sua superação doutrinária, com os escritos sociológicos de 1930 (Guimarães,2004). Algo que começou a ser ainda gerado nos anos 1920, quando vigiam as teorias racistas (Guimarães,2004).

Esta nova forma de pensar ganha cientificidade apenas a partir do seu encontro com a antropologia cultural de Franz Boas, que substituiu a noção biológica de raça pela noção de cultura, enquanto expressão material e simbólica de um povo (Guimarães,2004).

Em outras palavras, se não existia preconceito racial entre nós, existiria preconceito de cor e de classe (Guimarães, 2004). Lembremo-nos de que o preconceito racial é entendido, na sociologia de então, do ponto de vista coletivo, que opera pelos meios públicos em que indivíduos que são aceites como porta-vozes de um grupo racial caraterizam publicamente um outro grupo racial, definindo, neste processo, seu próprio grupo (Guimarães,2004). Para isso é preciso colocar ambos os grupos nomesmopatamar, definindo as suas posições sociais (Guimarães,2004). São quatro os sentimentos que estarão sempre presentes no preconceito racial do grupo dominante de superioridade de que a raça é intrinsecamente subordinada (Guimarães,2004).

Conclusão

Com a revisão da literatura racial, compreende-se o racismo como um fenómeno existente já há muitos anos em todo o mundo. O racismo é tradicionalmente proveniente de diferenças de raça e de religião, o que leva a comportamentos racistas, provenientes de pessoas cuja atitude acaba por influenciar os povos e proliferar.

854 Visualizações 1 Total

References:

 

 

854 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.