Ornitofobia

Pessoas que sofrem de ornitofibia, possuem um medo exagerado e irracional à presença de aves.

Pessoas que sofrem de ornitofibia, possuem um medo exagerado e irracional à presença de aves. Este tipo de medo provoca sérios danos no bom funcionamento do dia a dia da pessoa.

Um dos tipos mais frequentes de fobias, diz respeito aquelas que são associadas aos animais, tal como é o caso da ornitofobia, a qual, leva o indivíduo a ter medo de pássaros.

Uma pessoa que sofre de ornitofobia tem uma resposta fisiológica e/ou cognitiva de ansiedade na presença de aves, chegando, em casos extremos, a ter crises de angústia e até mesmo ataques de pânico.

De acordo com o dicionário americano da psiquiatria (DSM), para que a pessoa possa ser portadora de ornitofobia, ou seja, fobia de aves, ela deve ter uma resposta de medo excessivo e irracional durante mais do que seis meses, de forma tão significativa que interfira na sua vida quotidiana e provocar-lhe intenso mal estar.

Alguns dos sintomas expressados são semelhantes aos de outro tipo de fobias, tais como a fobia de agulhas, sendo um deles, por exemplo, baixa tensão, sudorese, náuseas, dificuldade em respirar, palpitações, entre outras.

Ornitofobia, por sua vez, é uma palavra composta por outras duas, sendo que vem de “ornithos”, que em grego significa “pássaro” mais “fobos” que em grego significa “pânico”, ou seja, pânico a pássaros.

O medo dos pássaros pode ser associado aos movimentos dos mesmos, especialmente se for muito repentino, provocar sintomas de ansiedade intensa e provocar grandes danos físicos.

Normalmente, a ornitofobia é causada na infância, antes dos 12 anos e mais frequentemente em meninas do que em meninos, bem como, dever-se, normalmente, a situações traumáticas vividas com o animal, como ter sido picada. No entanto, a fobia não tem de ser direta, ou seja, pode ser desenvolvida devido, por exemplo, a um filme, como o caso do filme “pássaros” em cujos animais atacavam as pessoas.

Conclusão

Verifica-se que a ornitofobia, tal como as outras fobias, se deve a um medo irracional, relacionado com um animal em específico, as aves. Não encontramos ainda muitos dados na literatura relacionados com este tipo de perturbação, o que nos leva a crer que a mesma ainda está pouco explorada. No entanto, é notório, de acordo com a escassa informação disponível, perceber que a ornitofobia, tal como outros tipos de perturbações, acarreta transtornos para a vida do indivíduo, devido aos estragos que provoca a nível da sua funcionalidade e qualidade de vida, uma vez que provoca graves sintomas físicos e psicológicos.

274 Visualizações 1 Total

References:

  • Disponível em https://psicologiaymente.com/clinica/ornitofobia
274 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.