Modelo Piagetiano

Conceito de Modelo Piagetiano: Na abordagem psicométrica eram medidas as diferenças individuais na quantidade de inteligência que as crianças…

Conceito de Modelo Piagetiano

Na abordagem psicométrica eram medidas as diferenças individuais na quantidade de inteligência que as crianças (ou adultos) têm; por sua vez, Piaget propõem sequências universais de desenvolvimento cognitivo ao longo da infância e adolescência.

No modelo de Piaget são descritas mudanças típicas no funcionamento cognitivo das crianças e adolescentes, sempre tendo em consideração a interação entre os fatores inatos e a experiência, e que a pessoa tem um papel ativo no desenvolvimento.

Este modelo contempla quatro estádios cognitivos. O primeiro é o estádio sensório-motor, que decorre desde o nascimento até aos 2 anos. Piaget preconiza que os bebés aprendem através da atividade sensorial e motora, e que as respostas complexificam-se dos reflexos e comportamentos aleatórios para respostas orientadas por objetivos. O segundo estádio é o pré-operatório (período pré-escolar, dos 2 aos 7 anos); as crianças começam a ser mais proficientes no uso do pensamento simbólico mas ainda não conseguem usar a lógica. Em seguida surge o estádio das operações concretas, que se situa entre os 7 e os 12 anos; neste estádio a criança desenvolve a capacidade de usar o pensamento lógico mas ainda não é capaz de usar o pensamento abstrato. As crianças encontram-se limitadas a um pensamento sobre situações reais, do aqui e afora. O quarto e último estádio de desenvolvimento é o das operações formais; segundo Piaget os adolescentes atingem este estádio assim que desenvolvem o pensamento abstrato. A compreensão do mundo deixa de ser vista em termos daquilo que é para aquilo que pode ser. Os adolescentes são agora capazes de usar o raciocínio hipotético-dedutivo, que se traduz na capacidade de desenvolver, considerar e pensar hipóteses.

685 Visualizações 1 Total
685 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.