Indicadores de Saúde

Conceito de Indicadores de Saúde: Os indicadores de saúde permitem avaliar a situação de saúde de uma dada região ou localidade e a sua evolução temporal…

Conceito de Indicadores de Saúde

Os indicadores de saúde permitem avaliar a situação de saúde de uma dada região ou localidade e a sua evolução temporal. Tratam-se de variáveis suscetíveis de uma medição direta e que está intimamente relacionada com a saúde global das pessoas numa dada região.

São utilizados inúmeros indicadores, no entanto, os mais utilizados são a esperança de vida, as taxas de mortalidade infantil, as taxas específicas de mortalidade e morbilidade, a taxa de absentismo (importante para fazer o planeamento de determinadas situações), entre outros.

Alguns indicadores demográficos podem ser utilizados como forma de avaliar o estado de saúde das populações. Assim, à medida que um país se vai desenvolvendo nos seus múltiplos aspetos, a par de um decréscimo das taxas de mortalidade específica infantil, observa-se uma redução da taxa de fecundidade.

Estes indicadores de saúde são utilizados com o objetivo de orientar os próximos passos e conhecer adequadamente a situação de saúde. Pelo facto de informarem da situação existente, eles permitem comparações individuais ou populacionais de modo a facilitar a tomada de decisões racionais bem fundamentadas sobre as intervenções a explicar de imediato.

Eles apresentam também um carácter prognóstico, dado que permitem prever o “futuro” e mesmo constatar as mudanças que realmente ocorrem ao longo do tempo.

Assim, o termo indicador é utilizado para representar ou medir aspetos não sujeitos à observação direta, tais como a saúde, a normalidade, a qualidade de vida ou a felicidade. Inclui apenas um especto (por exemplo: a natalidade).

Já o índice exprime situações multidimensionais, incorporando numa medida única diferentes aspetos ou indicadores. Exemplo disso é o índice de Apgar, que mede a vitalidade do recém-nascido através dos seus batimentos cardíacos, movimentos respiratórios, tónus muscular, reflexos e coloração da pele.

Apesar desta diferenciação entre indicador (unidimensional) e índice (multidimensional), usamos a expressão “indicador de saúde” para designar todo o campo de conhecimento comum.

Os indicadores de saúde são utilizados na prática quando se mostram relevantes, ou seja, quando são capazes de retratar na prática e com fidedignidade os aspetos da saúde individual ou coletiva para os quais foram propostos.

Por fim, podemos referir alguns critérios para a seleção e avaliação dos indicadores de saúde. São eles a validade, a confiabilidade, a representatividade (cobertura), os preceitos éticos e a oportunidade, simplicidade, facilidade de obtenção e custo confortável.

869 Visualizações 1 Total
869 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.