Conceito de Rácio de Rotação de Stocks (ou Existências)
O rácio ou indicador de rotação de Stocks (ou Existências) é um rácio de actividade que procura medir o grau de eficiência com que a empresa está a efectuar a sua gestão de inventários em stock. Quanto maior o valor do rácio de rotação de clientes, maior é a eficiência da gestão de stocks.
O rácio de rotação de stocks é calculado pela divisão das vendas totais num determinado período de tempo pelo montante médio dos stocks nesse mesmo período de tempo. Dado que o valor dos stocks está geralmente expresso aos preços de custo, uma forma mais correcta de calcular o rácio de rotação de stocks é utilizando o custo das mercadorias vendidas e das matérias consumidas em lugar do valor das vendas. Desta forma, o rácio de rotação de stocks pode ser interpretado como o número de vezes que os stocks são convertidos em vendas durante um determinado período de tempo.
Fórmula de Cálculo
R = CMVMC / Stocks
em que R = Rotação de Stocks, CMVMC = Custo das Mercadorias Vendidas e das Matérias Consumidas, Stocks = Valor médio dos Stocks de Inventários.
Uma alternativa ao rácio de rotação de stocks para medir a eficiência da empresa na gestão dos seus inventários em stock é o prazo médio de stocks o qual indica o tempo médio que a empresa demora a converter as suas existências em vendas.