Método dos cenários (em estratégia prospetiva)

Apresentação do Método dos Cenários, uma metodologia utilizada em estudos prospetivos para conceção de estratégias; fases / etapas do método dos cenários…

Conceito de método dos cenários

No contexto de análise e formulação estratégica, o método dos cenários é uma metodologia que, através da construção de diversos cenários possíveis, permite organizar o exercício prospetivo, contribuindo para a definição de objetivos estratégicos e clarificando os meios de execução e os respetivos constrangimentos. Além da formulação estratégica, uma metodologia prospetiva como esta pode (e deve) ser utilizada em todos os processos de tomada de decisão. Obviamente que, enquanto instrumento de apoio à decisão, não substitui o decisor, mas permite testar a coerência dos processos e das decisões. De facto, um dos grandes objetivos do método dos cenários é reduzir a incoerência e organizar a apropriação coletiva. Decompõe-se em duas grandes etapas: a ‘construção da base’ e a ‘construção dos cenários’.

É possível interligar o método dos cenários com a análise estratégica de atores e com a análise estrutural, sendo ambas as três fases que integram uma mesma realidade – a análise prospetiva.

.

Planeamento estratégico, prospetiva e método de cenários

O método dos cenários é uma fase essencial de um estudo prospetivo, o qual é, por seu lado, uma parte integrante do processo de planeamento estratégico. De facto, ao serem antecipados diferentes cenários possíveis, é também possível estudar e dar maior realismo aos objetivos e maior coerência e eficácia aos meios para os atingir, e simultaneamente estudar e implementar planos de contingência. O método dos cenários pode assim ser entendido como um processo de aprendizagem e, enquanto tal, ao longo do processo é frequente ter que relocalizar o ponto de chegada (meta ou objetivo) e redefinir os caminhos para o atingir.

É também importante realçar que o processo de planeamento estratégico não se resume a um exercício de descoberta de meios para alcançar fins pré-determinados: os fins e os meios estão interligados e, por outro lado, não se pode considerar o planeamento como um processo que diz respeito apenas a decisores e a executantes, mas sim ao conjunto dos atores, ativos e passivos, nele implicados. Assim, e para que seja eficaz, uma abordagem prospetiva pressupõe que os instrumentos de análise e antecipação de cenários sejam construídos de uma forma concertada entre os diferentes atores. Por isso, é essencial o investimento numa metodologia de organização e coordenação entre os diferentes atores de forma a dar maior legitimidade às decisões tomadas e às  recomendações dadas.

.

Etapas do método dos cenários

Num estudo prospetivo, o método dos cenários deve ser antecedido de uma análise estrutural e de uma análise estratégica de atores, as quais permitem detetar relações menos evidentes entre variáveis e identificar as relações de influência e de dependência que os mesmos mantêm entre si dentro de um determinado sistema. Segue-se um conjunto de etapas que permitem identificar os diferentes cenários futuros possíveis e utilizá-los no processo de formulação da estratégia. Assim, as etapas que o método dos cenários deve seguir, são as seguintes:

  • Estudo do passado, procurando compreender o passado enquanto suporte do funcionamento do sistema e da sua evolução.
  • Análise do presente, estudando a situação actual de forma a apreender a estrutura do sistema, identificar os elementos motores, os diferentes actores em presença, os fluxos, as restrições e os mecanismos de funcionamento do sistema.
  • Construção de cenários: procede-se primeiro à construção de um cenário tendencial, e de seguida à elaboração de cenários contrastados ou alternativos; nesta fase os cenários devem ser hierarquizados de acordo com o seu impacto e probabilidade de concretização.
  • Elaboração das recomendações estratégicas.
1003 Visualizações 1 Total
1003 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática