Método dos cenários (em estratégia prospetiva)

Apresentação do Método dos Cenários, uma metodologia utilizada em estudos prospetivos para conceção de estratégias; fases / etapas do método dos cenários…

Conceito de método dos cenários

No contexto de análise e formulação estratégica, o método dos cenários é uma metodologia que, através da construção de diversos cenários possíveis, permite organizar o exercício prospetivo, contribuindo para a definição de objetivos estratégicos e clarificando os meios de execução e os respetivos constrangimentos. Além da formulação estratégica, uma metodologia prospetiva como esta pode (e deve) ser utilizada em todos os processos de tomada de decisão. Obviamente que, enquanto instrumento de apoio à decisão, não substitui o decisor, mas permite testar a coerência dos processos e das decisões. De facto, um dos grandes objetivos do método dos cenários é reduzir a incoerência e organizar a apropriação coletiva. Decompõe-se em duas grandes etapas: a ‘construção da base’ e a ‘construção dos cenários’.

É possível interligar o método dos cenários com a análise estratégica de atores e com a análise estrutural, sendo ambas as três fases que integram uma mesma realidade – a análise prospetiva.

.

Planeamento estratégico, prospetiva e método de cenários

O método dos cenários é uma fase essencial de um estudo prospetivo, o qual é, por seu lado, uma parte integrante do processo de planeamento estratégico. De facto, ao serem antecipados diferentes cenários possíveis, é também possível estudar e dar maior realismo aos objetivos e maior coerência e eficácia aos meios para os atingir, e simultaneamente estudar e implementar planos de contingência. O método dos cenários pode assim ser entendido como um processo de aprendizagem e, enquanto tal, ao longo do processo é frequente ter que relocalizar o ponto de chegada (meta ou objetivo) e redefinir os caminhos para o atingir.

É também importante realçar que o processo de planeamento estratégico não se resume a um exercício de descoberta de meios para alcançar fins pré-determinados: os fins e os meios estão interligados e, por outro lado, não se pode considerar o planeamento como um processo que diz respeito apenas a decisores e a executantes, mas sim ao conjunto dos atores, ativos e passivos, nele implicados. Assim, e para que seja eficaz, uma abordagem prospetiva pressupõe que os instrumentos de análise e antecipação de cenários sejam construídos de uma forma concertada entre os diferentes atores. Por isso, é essencial o investimento numa metodologia de organização e coordenação entre os diferentes atores de forma a dar maior legitimidade às decisões tomadas e às  recomendações dadas.

.

Etapas do método dos cenários

Num estudo prospetivo, o método dos cenários deve ser antecedido de uma análise estrutural e de uma análise estratégica de atores, as quais permitem detetar relações menos evidentes entre variáveis e identificar as relações de influência e de dependência que os mesmos mantêm entre si dentro de um determinado sistema. Segue-se um conjunto de etapas que permitem identificar os diferentes cenários futuros possíveis e utilizá-los no processo de formulação da estratégia. Assim, as etapas que o método dos cenários deve seguir, são as seguintes:

  • Estudo do passado, procurando compreender o passado enquanto suporte do funcionamento do sistema e da sua evolução.
  • Análise do presente, estudando a situação actual de forma a apreender a estrutura do sistema, identificar os elementos motores, os diferentes actores em presença, os fluxos, as restrições e os mecanismos de funcionamento do sistema.
  • Construção de cenários: procede-se primeiro à construção de um cenário tendencial, e de seguida à elaboração de cenários contrastados ou alternativos; nesta fase os cenários devem ser hierarquizados de acordo com o seu impacto e probabilidade de concretização.
  • Elaboração das recomendações estratégicas.
1070 Visualizações 1 Total
1070 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.