Continuum de Liderança

Apresentação do Continuum de Liderança, uma abordagem contingencial da liderança proposto por Robert Tannenbaum e Warren Schmidt…

Conceito de Continuum de Liderança

O Continuum de Liderança consiste numa abordagem contingencial da liderança proposto por Robert Tannenbaum e Warren Schmidt  em 1958 e representada num gráfico a que chamaram continuum de padrões de liderança. Os autores sugerem um conjunto de comportamentos de liderança que o gestor tem a possibilidade de escolher na relação com os seus subordinados. Cada tipo comportamento está relacionado com um determinado grau de autoridade utilizado pelo líder e um determinado grau de liberdade que fica disponível para os subordinados na tomada de decisões. No gráfico que se apresenta de seguida, os estilos de liderança variam entre o altamente centralizado em torno do chefe e o totalmente descentralizado, em que os subordinados têm a máxima liberdade dentro de certos limites definidos pelo líder.

continuumlideranca

Os autores defendem a ideia de que a escolha de um determinado estilo de liderança depende fundamentalmente de três tipos de factores:

  • Forças do Líder: know-how, educação, experiência, aptidão para assumir responsabilidades;
  • Forças dos subordinados: know-how, educação, experiência, aptidão para assumir responsabilidades;
  • Forças da situação: dimensão da organização, complexidade, objectivos, estrutura organizacional, natureza do trabalho,…
4656 Visualizações 1 Total
4656 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.