Roger B. Myerson

Roger B. Myerson nasceu em 1951 e é professor emérito da Universidade de Chicago. Ganhou o Prémio Nobel de Economia em 2007 por “ter lançou as bases da teoria do desenho de mecanismos”.

Quem é Roger B. Myerson?

Roger B. Myerson nasceu em 1951 e é professor emérito da Universidade de Chicago. Ele ganhou o Prémio Nobel de Economia em 2007, partilhado com Eric S. Maskin e Leonid Hurwicz por “ter lançou as bases da teoria do desenho de mecanismos”.

Foi responsável pelo desenho da Teoria do desenho de mecanismos, no contexto da teoria dos jogos é a arte da elaboração de regras para um resultado específico. Ele é estabelecer estruturas que encorajam os jogadores a se comportar de acordo com os objectivos da designer.

Percurso académico

Estudou na Universidade de Harvard, onde se graduou em matemática em 1976 e obteve um doutorado em Economia.

As perguntas básicas sobre a informação e os incentivos nos sistemas económicos estavam muito no ar em Northwestern no final dos anos 70 e no início dos anos 80. Havia um grande interesse nas ideias de Leonid Hurwicz sobre compatibilidade de incentivos, e essas ideias influenciaram minha busca por uma teoria cooperativa de jogos com informações incompletas. Mas, desde os meus dias de estudante, aprendi a ver jogos com informações incompletas no quadro geral do modelo bayesiano de Harsanyi. Durante uma visita à Universidade de Bielefeld na Alemanha (1978-9), escreveu um artigo que aplicava essas ideias ao problema de projetar um leilão, cujo objetivo é maximizar a receita esperada do vendedor, sujeito às restrições de incentivo de obter Potenciais compradores para revelar informações sobre a sua vontade de pagar.

No final dos anos 80, começou a trabalhar em modelos de política de jogo-teoria. Eu sempre senti que as aplicações da teoria dos jogos deveriam ir além do âmbito tradicional da economia. Nas democracias constitucionais, as constituições políticas e os sistemas eleitorais definem as regras do jogo pelo qual os políticos competem pelo poder. Assim, a análise teórica dos jogos deve ser particularmente valiosa para entender como as mudanças em tais estruturas constitucionais podem afetar a conduta dos políticos e o desempenho do governo que afeta o bem-estar social.

O seu primeiro artigo sobre a comparação de sistemas eleitorais com Robert Weber foi seguido por vários outros artigos em que eu explorei vários modelos para avaliar as implicações competitivas das reformas eleitorais. Por exemplo, um político poderia tentar apelar amplamente para todos os eleitores ou tentar concentrar-se estreitamente em apelar para pequenos subgrupos da população votante e desenvolveu modelos de jogo para mostrar como diferentes regras eleitorais podem afetar sistematicamente os incentivos competitivos dos políticos para atrair mais amplamente ou de forma mais restrita.

Quando o final do século XX começou a perguntar se os avanços na análise competitiva que significava tanto para mim poderiam realmente oferecer esperança para um século 21 melhor. Assim, escreveu uma retrospectiva teórica sobre a história da república alemã de Weimar, cujo fracasso foi tão central entre os desastres do século XX. O estabelecimento da república de Weimar foi moldado pelo tratado de Versalhes e pela constituição de Weimar, que foram escritos em 1919 com conselho perito dos cientistas sociais principais, incluindo John Maynard Keynes e Max Weber. Queria perguntar se alguns avanços recentes na teoria política e económica poderiam oferecer um melhor enquadramento para a compreensão de tais problemas práticos de projeto institucional, de modo que erros como os de 1919 deveriam ser menos prováveis no futuro. Nesta retrospectiva, descobri que os avanços que pareciam oferecer as ideias mais valiosas para o aperfeiçoamento das relações internacionais baseavam-se em grande parte nas ideias de Thomas Schelling e Reinhard Selten, em particular, o efeito de foco e a análise da credibilidade estratégica.

Principais obras e papers

  • “Graphs and Cooperation in Games”, 1977, Mathematics of Operations Research
  • “Refininements of the Nash Equilibrium Concepts”, 1978, IJGT
  • “Incentive Compatability and the Bargaining Problem”, 1979, Econometrica.
  • “Conference Structures and Fair Allocation Rules”, 1980, IJGT.
  • “Optimal Auction Design”, 1981, Mathem of Operations Research
  • “Regulating a Monopolist with Unknown Costs”, with D. Baron, 1982, Econometrica
  • “Efficient Mechanisms for Bilateral Trading”, with M. Satterthwaite, 1983, JET
  • “Mechanism Design by an Informed Principal”, 1983, Econometrica
  • “Efficient and Durable Decision Rules with Incomplete Information”, with B. Holmstrom, 1983, Econometrica
  • “Cooperative Games with Incomplete Information”, 1984, IJGT
  • “Two-Person Bargaining Problems with Incomplete Information”, 1984, Econometrica
  • “Bayesian Equilibrium and Incentive Compatibility: an introduction”, 1985, in Hurwicz et al., editors, Social Goals and Social Organization
  • “Multistage Games with Communication”, 1986, Econometrica
  • “An Example of a Repeated Partnership Game with Discounting and with Uniformly Inefficient Equilibria”, with R. Radner and E.S. Maskin, 1986, RES
  • “Endogenous Formation of Links between Players and of Coalitions: An Application of the Shapley value”, with R.J. aumann 1988, in Roth, editor, The Shapley Value.
  • Game Theory, 1991.
556 Visualizações 1 Total
556 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.