Suspensão (música)

Definição do sinal suspensão, em notação musical.

Conceito

A suspensão (fermata em italiano, point d’orgue, em francês, pause em inglês e calderón em espanhol), em notação musical, é um sinal que significa que a nota ou pausa sobre a qual se encontra colocada deve ser mantida mais tempo, ficando a duração deste à descrição do executante. Sobre a barra de compasso indica, do mesmo modo, um pequeno silêncio. Já uma suspensão geral significa que toda a orquestra fica em silêncio por um curto espaço tempo. A adição da palavra italiana lunga indica uma suspensão longa, mais prolongada, que, mais uma vez, permanece à discrição do executante.

suspensão img

O sinal surgiu nas partituras musicais já no início do século XV. Era muito comum nas obras de Guillaume Dufay e Josquin des Prez. Nos corais de J.S.Bach e outros compositores do barroco, a suspensão significava frequentemente o final de uma frase e a necessidade de respirar. No período clássico serviu também de sinaléctica para a improvisação de pequenas cadências. Alguns compositores do século XX, como Poulenc, Penderecki e Nono, expandiram o uso do símbolo com o objectivo de indicar de modo aproximado a duração da pausa, através da introdução de suspensões de diferentes formas (quadrados, triângulos) e tamanhos, sendo que a cada uma correspondia um tempo de pausa. Não se tornou, contudo, um uso standard.

1480 Visualizações 1 Total

References:

Fermata. Em https://en.wikipedia.org/wiki/Fermata#cite_note-7

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

 

 

1480 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.