Amar pelos dois

Apresentação, composição e recepção crítica da canção portuguesa «Amar pelos dois», interpretada por Salvador Sobral e vencedora do Festival Eurovisão da Canção de 2017.

Apresentação

«Amar pelos dois» é a canção portuguesa, interpretada por Salvador Sobral e escrita por Luísa Sobral, que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 2017, em Kiev, na Ucrânia, e que valeu ao país a sua primeira vitória no Festival. Foi, também, a canção com maior pontuação na história do Festival e o primeira tema interpretado noutra língua que não o inglês desde «Molitva», a canção sérbia vencedora no ano de 2007.

Foi lançada digitalmente no dia 10 de Março de 2017 pela editora Sons em Trânsito e apresentada na primeira semifinal do Festival da Eurovisão a 9 de Maio de 2017. Seleccionada para o final da competição, sagrou-se vencedora no dia 13 de Maio de 2017. O cantor apresentou-se em palco com a irmã, Luísa, depois de anunciada a vitória.

Composição

«Amar pelos dois» foi escrita e produzida pela cantora Luísa Sobral. Inspirada na bossa-nova e composta em compasso ternário, faz-se acompanhar de uma instrumentação minimalista à base de cordas, da autoria de Luís Figueiredo, e do piano.

A compositora confessou ter pensado a canção para ser cantada por Salvador mas este afirmou que há outras características que distinguem claramente a canção das outras: “Talvez a harmonia e a melodia que remetem um pouco para o cancioneiro americano e ao mesmo tempo para a bossanova (…) A melodia é da Luísa mas ela deu-me liberdade para interpretar a canção de acordo com a minha personalidade artística”.

A canção descreve um amor perdido e as repetidas tentativas de o recuperar. Salvador descreveu-a como uma canção de amor triste.

Recepção

«Amar pelos dois» foi globalmente bem recebida. Antes da final do Festival da Eurovisão, as casas de apostas online atribuíam à canção o primeiro ou segundo lugar na classificação final do concurso. Um dia depois da vitória tornou-se na canção mais descarregada do iTunes de Portugal, Espanha, Holanda, Finlândia, Grécia, Lituânia, Noruega, Suíça, Polónia e Suécia. No dia 15 de Maio, o tema entrou para o topo do Global Viral Top 50 do Spotify.

A canção foi elogiada por celebridades como J.K. Rowling e Caetano Veloso e por veteranos do Festival da Canção português como Simone de Oliveira e Tozé Brito. Recebeu também da parte da imprensa internacional, excelentes críticas. Por exemplo, o jornal britânico The Thelegraph descreveu-a como “artistic , beatifully crafted and “sophisticated” song, o jornal espanhol ABC afirmou que o tema se distinguia do kitsch de propostas do festival.

472 Visualizações 1 Total

References:

«Amar» pelos dois. Em https://en.wikipedia.org/wiki/Amar_pelos_dois

«Salvador Sobral: “A harmonia e a melodia remetem para o cancioneiro americano e para a bossa-nova”». Em http://media.rtp.pt/festivaldacancao/artigos/salvador-sobral/

472 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.