Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de Atividade Artística
Actividade Artística, é uma constante na história da humanidade, independentemente dos objectivos ou os impulsos que a tenham motivado, a arte é um fenómeno permanente em todas as sociedades e em todas as culturas de todas as épocas.
Numa definição literal e à letra de Actividade Artística, a primeira palavra poderá ser considerada como a “faculdade de exercer uma acção; modo de vida; profissão”, e a segunda palavra, apresentada no adjetivo feminino singular de artístico, será “relativo a arte; que tem arte; próprio de artista; criativo; que tem gosto pelas belas-artes; apresentado com arte; primoroso”. – “Infopédia” da Porto Editora.
Tal como na própria designação transparece, “actividades artísticas” pode ser considerada como uma acção que envolve a arte e a criação artística. É uma forma de raciocínio, na qual sentir e pensar estão indivisamente interligados. Uma pessoa que pinta, escreve, compõe, ou dança, pensa com os seus sentidos.
A arte pode ser entendida como a actividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa. O processo criativo se dá a partir da percepção com o intuito de expressar emoções e ideias, objectivando um significado único e diferente para cada obra.
A arte tem sido uma forma, talvez a única, do homem se transcender a ele próprio nessa busca de plenitude existencial, nesse diálogo impossível com as forças da natureza, com o cosmos e com os deuses. A arte e a sua expressão e criação é um elemento indispensável no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural.
A actividade artística é exclusiva da obra humana. Jamais outro ser vivo experimentou ou desenvolveu essa capacidade para produzir e apreciar factores de natureza estética. Apesar de não responder a nenhuma necessidade física ou biológica essencial para a sobrevivência do homem, podemos disser que a arte surge de modo espontâneo como uma emergência espiritual da usa obra no mundo.
A arte, é de todas as actividades humanas, aquela em que o homem se revê com maior autenticidade, aquela em que materializa as suas crenças e as suas dúvidas, e em que traduz os seus sonhos na forma de uma linguagem mágica e subliminar.
A essência da actividade artística é representar e exprimir a substância invisível e subjectiva do ser interior que constitui o homem.
References:
ADORNO, Theodor W. Teoria Estética, Arte & Comunicação, Edições 70, 1988
BASTOS, Carlos. A Actividade Artística: Ensaio de Análise Estética. Livraria Tavares Martins. Porto, 1938
CORREIA, André de Brito. A Arte Como Vida e Vida Como Arte – Sociabilidades num Contexto de Criação Artística. Edições Afrontamento. Porto, 2003
HAUSER, Arnold. A Arte e a Sociedade. Editorial Presença, 1984