Destinos Rurais

Apresentação do conceito de Destinos Rurais, que é um espaço turístico onde a oferta está sustentada em recursos sem nenhuma/com pouca intervenção do Homem.

Os destinos rurais como o nome indica estão associados a espaços turísticos onde a oferta primária está sustentada na paisagem, recursos naturais ou culturais sem nenhuma e/ou com pouca intervenção do Homem. Geralmente este tipo de destinos estão e/ou podem especializar-se em diversos produtos turísticos, como por exemplo, o turismo em espaço rural, o turismo desportivo, o turismo gastronómico, o eco-turismo, entre outros.

Muitos dos visitantes que pretendem desfrutar o seu tempo livre em destinos rurais procuram uma experiência genuína, ou seja, os mesmos querem entrar em contacto com as atividades, as tradições e o modo de vida das populações residentes, por isso existe a necessidade de se respeitar a autenticidade do destino; porém, o respeito pela autenticidade destes destinos não significa privar os residentes e o território de políticas e/ou projetos de desenvolvimento.

Uma das motivações principais do turista a deslocar-se para destinos rurais será usufruir das condições naturais, assim, preservar a qualidade ambiental será um fator essencial de atracão do destino, bem como da sua sustentabilidade sendo necessário apostar numa política de qualidade para o setor e num modelo de desenvolvimento assente nos moldes do turismo sustentável, por isso, muitas das vezes a oferta de estabelecimentos hoteleiros no destino está condicionada, devido há existência de políticas e/ou regulamentos restritivas neste domínio, por motivos ambientais.

Um planeamento turístico eficiente nos destinos rurais deve integrar a gastronomia e o artesanato local no produto turístico, já que neles se manifestam alguns dos traços mais genuínos do destino. A aquisição de produtos locais pelo visitante aumentará a percentagem dos gastos turísticos retidos localmente e aumentará a satisfação do turista face à sua estada. Por outro lado, através da promoção dos géneros alimentícios e/ou da gastronomia local irá envolver a população residente podendo potenciar os impactes positivos resultantes do turismo, como por exemplo, a compra de produtos locais pelos restaurantes, aumenta o rendimento dos agricultores, estes por sua vez serão estimulados a manterem suas práticas e culturas tradicionais.

Importa salientar que promover eventos e atividades de animação turística, que envolvam a comunidade local, será um importante meio de diferenciação do destino. As acessibilidades e a mobilidade nos destinos rurais são um fator importante a não descurar e por isso, deve-se criar condições no sentido de promover a crescente utilização do transporte público pelos visitantes.

Em regra geral, os destinos rurais constituem a localização adequada para a prática de atividades recreativas e/ou desportivas com crescente procura, tais como a marcha, o ciclismo, a caça, a pesca, o hipismo, entre outras, pelo que se deve prover aquela procura, disponibilizando os meios e os equipamentos necessários para a realização das atividades.

A promoção e o marketing são essenciais, tanto mais que este tipo de destino turístico desenvolve-se, por vezes em, áreas de acesso mais difícil (exemplo: montanhas; áreas interiores; regiões periféricas, entre outras). As ações de promoção e/ou de marketing levadas a cabo pelo destino devem elucidar com especial foco sobre a localização da área, bem como os serviços ou equipamentos e infraestruturas disponíveis.

172 Visualizações 2 Total

References:

Referências Bibliográficas:

  • Cooper, C. (2007). Turismo – princípios e práticas, 3ª edição, Bookman.
  • Cunha, L. (2007). Economia e política do turismo, Ed. Verbo.
  • Seaton, A., V. (1996). The marketing of tourism products: concepts, issues and cases, International Thomson Business Press, Londres
172 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo