Vila Viçosa, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Vila Viçosa

Vila Viçosa é um município português localizado no distrito de Évora, na região do Alentejo e sub-região do Alentejo Central. É um município com 8 319 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 194,86 km². O município é limitado a norte e leste por Elvas, a sul por Alandroal, a oeste pelo Redondo e a noroeste por Borba.

As quatro freguesias do concelho de Vila Viçosa são Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu, Bencatel, Ciladas e Pardais.

História

Vila Viçosa terá sido sucessivamente ocupada pelos romanos e muçulmanos, tendo sido depois conquistada para o reino de Portugal em 1217, durante o reinado de D. Afonso II.

Em 1270 D. Afonso III concede o foral à localidade, vendo o seu nome mudado de Vale Viçoso para Vila Viçosa. Já no século XIV o rei D. Dinis mandou erigir o Castelo de Vila Viçosa.

Entre 1383-1985, durante a Crise, o comendador-mor da Ordem de Avis traiu e tomou o partido de Castela, apossando-se de Vila Viçosa. Após a Batalha de Aljubarrota, os invasores abandonaram a região e esta passou a fazer parte do Ducado de Bragança. Em 1512 recebeu o foral de D. Manuel I.

Património

O património militar desta vila inclui o Castelo de Vila Viçosa. Em termos de arquitetura religiosa podemos identificar:

  • Cruzeiro de Vila Viçosa
  • Igreja dos Agostinhos
  • Igreja e Claustros do Convento das Chagas
  • Igreja de São Domingos
  • Paço do Bispo
  • Igreja da Conceição
  • Capela de São João Baptista da Carrasqueira
  • Igreja e Convento de Santa Cruz
  • Igreja da Esperança
  • Igreja de São Bartolomeu
  • Capela de S. Luís

Por fim, como património civil pode visitar o Paço Ducal de Vila Viçosa, o Pelourinho de Vila Viçosa, o Palácio dos Matos Azambujas e a Casa Doutor Barata.

Gastronomia

Se está de visita a este concelho alentejano pode provar a açorda, os azeitonas, o cozido à alentejana, os enchidos, o ensopado de borrego, o gaspacho, as migas, os pezinhos de coentrada e as várias sopas (sopa da panela, sopa de tomate, sopa de batata, sopa de cachola, sopa de beldroegas, sopa de cação, sopa de cebola ou sopa dourada). Em termos de doçaria destaca-se o arroz doce, as azevias, o bolo finto, as filhós, o nógado, as queijadas, a sericaia e o toucinho do céu.

Brasão da cidade

Vilavico

O brasão da cidade é um escudo de ouro com uma imagem de uma santa vestida de prata com manto azul aureolada por nove estrelas de azul, sobre um crescente de prata e este rematado por um globo terrestre de azul envolvido por uma serpente de prata. A imagem acompanhada de duas torres torreadas de vermelho, abertas e iluminadas de azul. Em chefe está uma aspa vermelha acompanhada por duas quinas de Portugal. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA VIÇOSA a negro.

Municípios do Distrito de Évora

Alandroal Arraiolos Borba Estremoz Évora
Montemor-o-Novo Mora Mourão Portel Redondo
Reguengos de Monsaraz Vendas Novas Viana do Alentejo Vila Viçosa
78 Visualizações 1 Total
78 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.