Vila Pouca de Aguiar, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Vila Pouca de Aguiar

Vila Pouca de Aguiar é um município português localizado no distrito de Vila Real,  na região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes. É um município com 13 187 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 437,07 km² e com 14 freguesias. Vila Pouca de Aguiar é limitado a norte por Chaves, a leste por Valpaços e Murça, a sul por Alijó, Sabrosa e Vila Real, a oeste por Ribeira de Pena e a noroeste por Boticas.

As 14 freguesias do concelho de Vila Pouca de Aguiar são: Alfarela de Jales, Alvão, Bornes de Aguiar, Bragado, Capeludos, Pensalvos e Parada de Monteiros, Sabroso de Aguiar, Soutelo de Aguiar, Telões, Tresminas, Valoura, Vila Pouca de Aguiar, Vreia de Bornes e Vreia de Jales.

História

Estas terras eram conhecidas nos primórdios da nacionalidade como as terras de Aguiar de Pena, nome cuja origem remete para o castelo roqueiro com a mesma designação, assente num penedo que seria uma das referências da região. Com o nome Aguiar adivinha-se o facto de ser um povoado de águias.

A ocupação humana neste concelho remonta ao período megalítico, anterior à ocupação romana, tal como é possível verificar nas antas, mamoas, sepulturas e no espólio arqueológico encontrado em vários locais, nomeadamente na Serra do Alvão.

A colonização romana começa aqui no final do século III a.C. Após a fundação do reino de Portugal, este território foi também ocupado por Suevos, Visigodos e Muçulmanos. O primeiro foral é atribuído à Terra de Aguiar de Pena por D. Manuel I em 1515.

Em meados do século XIX, graças às reformas administrativas, o concelho de Vila Pouca de Aguiar adquiriu a atual configuração.

Património edificado e natural

Em termos de património histórico destaca-se  em Vila Pouca de Aguiar: Antas da Serra do Alvão (classificadas como Monumento Nacional desde 1910), Castelo de Aguiar (Monumento Nacional desde 1982), Pelourinho de Alfarela de Jales, Estátua-Estela de Jales, Minas Romanas de Tresminas, aldeia de Covas (onde se acredita que se estabeleceram os descendentes dos mineiros), Cidadelha de Aguiar, Igreja de Santa Eulália. Além disso, é ainda importante mencionar a Capela da Aldeia de Cidadelha, o Pelourinho de Vila Pouca de Aguiar e o Museu Municipal.

Em relação ao património natural, a Lagoa do Alvão, também conhecida como Barragem da Falperra, inclui-se no Sítio de Interesse Comunitário Alvão/Marão, criado para preservar os seus habitats naturais de fauna e flora. O Parque Termal de Pedras Salgadas é também um local icónico, afirmando-se como um dos mais belos parques do interior de Portugal, cuja origem remonta à segunda metade do século XIX.

Gastronomia

A gastronomia deste concelho é tipicamente transmontana e aqui será possível apreciar a autêntica carne maronesa e o cabrito das montanhas que servem de abrigo às Terras de Aguiar. Além disso, um dos pratos mais típicos é a miscarada, tambem conhecido por refogado de cogumelos.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Fabero del Bierzo (Espanha) a 29 de março de 1995

Brasão da cidade

Vilapouc

O brasão da cidade é um escudo de prata, com um ramo de três espigas de centeio de verde atadas em ponta de vermelho e acompanhado por duas abelhas de negro, realçadas de ouro. Em chefe, de azul, está uma águia aberta de ouro e realçada de negro. Em contra-chefe está um monte de dois cômoros de negro, entre os quais passa um rio que desdobra em dois, de três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA POUCA DE AGUIAR a negro.

Municípios do Distrito de Vila Real 

Alijó Boticas Chaves Mesão Frio Mondim de Basto
Montalegre Murça Peso da Régua Ribeira de Pena Sabrosa
Santa Marta de Penaguião Valpaços Vila Pouca de Aguiar Vila Real
189 Visualizações 1 Total
189 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.