Vieira do Minho

Vieira do Minho é um município português localizado no distrito de Braga, na região norte e sub-região do Ave. É um município com 12 997 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 16 freguesias em 218,05 km². Vieira do Minho é limitado a norte por Terras de Bouro, a norte e leste por Montalegre, a sueste por Cabeceiras de Basto, a sul por Fafe, a sudoeste por Póvoa de Lanhoso e a noroeste por Amares.

As 16 freguesias do concelho de Vieira do Minho são: Anissó e Soutelo, Anjos e Vilar Chão, Caniçada e Soengas, Cantelães, Eira Vedra, Guilhofrei, Louredo, Mosteiro, Parada do Bouro, Pinheiro, Rossas, Ruivães e Campos, Salamonde, Tabuaças, Ventosa e Cova e Vieira do Minho.

História

O território que atualmente corresponde ao concelho de Vieira do Minho é de origem antiga, como atestam os vestígios arqueológicos e outros elementos existentes nas freguesias do concelho, com particular destaque para a área da Serra da Cabreira, um território ocupado desde a pré-história. De mamoas a menires, passando por gravuras rupestres, fojos medievais, necrópoles neolíticas, povoações romanas, castros e utensílios, os exemplos são vários. Da ocupação romana existem ainda vestígios de troços da via XVII do itinerário Antonino que ligava Braga, Chaves a Astorga.

A região foi local de passagem de vários povos, desde os Suevos aos Romanos, mas também às tropas de Napoleão. Na Primavera de 1809 o concelho foi duas vezes atravessado pelas tropas do marechal Soult: a primeira a 15 de março e a segunda a 17 de maio.

A constituição da sede de concelho foi definida a 29 de maio de 1933, no lugar de Brancelhe.

Património edificado e natural

O património local inclui locais de importante valor histórico, arqueológico e arquitetónico, assim como sítios de beleza natural única.

No que concerne ao património edificado e histórico, destaca-se a Ponte de Misarela, a Capela de Nossa Senhora da Fé, a Capela de Nossa Senhora da Begonha, a Capela de Nossa Senhora da Lapa, a Capela da Nossa Senhora da Orada, o Museu da Moto Antiga, o Lagar de Azeite de Vilarchão, o Castro de Vieira do Minho, os Fornos Comunitários de Campos e Lamalonga, a Casa-Museu Adelino Ângelo e o Conjunto Hidráulico de Rossas.

Em relação à beleza natural, a paisagem é marcada pela Barragem da Caniçada, pelo rio Cávado, pela Serra da Cabreira, pelas Fragas de Pena-Má e pelas cascatas do Caldeirão, Candosa e da Misarela, que atraem milhares de veraneantes no período de maior calor.

Gastronomia

A gastronomia local apresenta vários produtos agrícolas e pecuários que conferem um paladar diferenciado aos pratos tradicionais. Do cozido à portuguesa às couves com feijões, passando pelo bacalhau assado no forno, pelo cabrito no forno ou vitela assada, as opções são várias. Contudo, a carne barrosã, um gado que pastoreia durante grande parte do ano nos pastos verdejantes da Serra da Cabreira, é a estrela dos restaurantes da região. Nas sobremesas destaca-se o leite-creme, os barquilhos, as rabanadas e o pudim. Os Barquilhos são uma especialidade centenária de Vieira do Minho, criada no seio de uma família de agricultores da freguesia de Mosteiro, cuja particularidade deste doce está no processo de confecção que, ainda hoje, é feita artesanalmente.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Monapo (Moçambique) – a 19 de setembro de 2000

Brasão da cidade

brasao

O brasão de Vieira do Minho é de prata, com um ramo de castanheiro folhado e troncado de verde e frutado de ouro, com os ouriços abertos e vermelhos, acompanhado de duas espigas de trigo de verde, atadas de vermelho em ponta. Em chefe, três vieiras de negro, realçadas de ouro em faixa. Em contra-chefe duas faixas ondadas de azul. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com as letras VIEIRA DO MINHO a negro.

Municípios do Distrito de Braga

Amares Barcelos Braga Cabeceiras de Basto Celorico de Basto
Esposende Fafe Guimarães Póvoa de Lanhoso Terras de Bouro
Vieira do Minho Vila Nova de Famalicão Vila Verde Vizela
166 Visualizações 1 Total
166 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.