Sever do Vouga, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Sever do Vouga é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região norte e sub-região do Baixo Vouga. É um município com 12 356 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em sete freguesias em 129,88 km². Sever do Vouga é limitado a norte por Vale de Cambra, a leste por Oliveira de Frades, a sul por Águeda e a oeste por Albergaria-a-Velha e por Oliveira de Azeméis.

As sete freguesias do concelho de Sever do Vouga são: Cedrim e Paradela, Couto de Esteves, Pessegueiro do Vouga, Rocas do Vouga, Sever do Vouga, Silva Escura e Dornelas e Talhadas. O concelho inclui, além da sua sede, duas vilas: Couto de Esteves e Silva Escura.

História

No início do século VI, diz a história, que quando os visigodos e suevos lutaram no território, e após a vitória dos visigodos, se terá estabelecido na região um dos guerreiros, o Conde de Sevéri. Acredita-se que durante largos anos os familiares descendentes deste conde utilizaram o mesmo título, acabando por dar origem ao que atualmente se chama Sever.

Durante várias décadas foi o poderio desta família que no século XII, em S. Mamede, ao lado de D. Afonso Henriques, auxiliou nas conquistas da independência, nomeadamente D. Ermígio Muniz de Figueiredo, 1º Conde das Terras de Santa Maria e XXII Conde Sevéri. À palavra Sever foi adicionada a palavra Vouga, uma vez que este é o rio que ali passa.

D. Manuel I, a 29 de abril de 1514, atribui a Carta de Foral a Sever do Vouga.

Património edificado e natural

No que aos espaços verdes e de lazer diz respeito, em Sever do Vouga destaca-se o Parque Urbano da Vila (localizado no centro de Sever do Vouga), a rede de percursos pedestres que percorre a cidade, os três miradouros (miradouro de Santa Maria da Serra, miradouro da Nossa Senhora da Penha e o miradouro do Poço de Santiago), a Praia Fluvial da Quinta do Barco, na freguesia de Paradela do Vouga, e a Ecopista. Tendo em conta que por ali passa o rio Vouga, um pouco por todo o concelho são muitas as cascatas e quedas de água para descobrir, como por exemplo a Cascata da Cabreia, na freguesia de Silva Escura.

Relativamente ao património edificado destaca-se o Pelourinho de Couto de Esteves, o Dólmen da Arca da Cerqueira ou Dólmen da Casa da Moura, o Pelourinho de Sever do Vouga, o Monumento Megalítico de Chão Redondo, o Monumento Megalítico do Souto do Coval, a Pedra da Moura e o troço de via romana no lugar de Ereira.

Gastronomia de Sever do Vouga

Sever do Vouga tem como principais especialidades gastronómicas o arroz de lampreia, a lampreia à bordalesa, o cabrito assado, os rojões com grelos, a vitela assada com arroz de forno e várias iguarias de peixe do rio em escabeche.

Na doçaria, o doce regional do concelho é o Beijinho de Sever.

O principal produto agrícola do concelho é o mirtilo, sendo esta terra conhecida por Capital do Mirtilo. Neste âmbito realiza-se anualmente a Feira do Mirtilo, que atrai ao concelho milhares de visitantes.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Montmagny, Paris (França) a 28 de abril de 2006

Brasão da cidade

BrasaoCorel_Sever_do_Vouga.vet_1_250_2500

O brasão de Sever do Vouga é de prata, com a banda ondada de azul, com três peixes do campo entre um pinheiro e uma laranjeira, ambos de verde, com troncos e raízes de negro e frutados de ouro. A coroa mural de prata, de quatro torres, e o listel é branco com a legenda SEVER DO VOUGA  a negro.

Municípios do Distrito de Aveiro

Águeda Albergaria-a-Velha Anadia Arouca Aveiro
Castelo de Paiva Espinho Estarreja Ílhavo Mealhada
Murtosa Oliveira de Azeméis Oliveira do Bairro Ovar Santa Maria da Feira
São João da Madeira Sever do Vouga Vagos Vale de Cambra
128 Visualizações 1 Total
128 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.