Santa Maria da Feira (Aveiro)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Santa Maria da Feira é uma cidade portuguesa e sede de concelho localizada no distrito de Aveiro, na região Norte. O concelho é delimitado a norte pelos municípios de Vila Nova de Gaia e de Gondomar, a leste por Arouca, a sueste por Oliveira de AzeméisSão João da Madeira, a sul por Ovar e a oeste por Espinho.

O município de Santa Maria da Feira inclui a cidade sede, duas cidades – Fiães e Lourosa – e 12 vilas – Argoncilhe, Arrifana, Canedo, Lobão, Mozelos, Nogueira da Regedoura, Paços de Brandão, Rio Meão, Santa Maria de Lamas, São João de Vêr, São Paio de Oleiros e Souto.

O município tem 213, 45 km2 e, segundo os censos de 2011, um total de 139 312 habitantes, subdivididos, desde a reorganização administrativa de 2012/13 em 21 freguesias.

História da cidade

As origens da Terra de Santa Maria remetem para épocas remotas, uma vez que o seu posicionamento geográfico, no cruzamento dos eixos norte-sul e litoral-interior, fez desta região um local de passagem de muitos povos, facto comprovado pela existência de duas vias romanas que ligavam Lisboa a Braga e o Porto a Viseu.

As origens da cidade da Feira devem-se, provavelmente à formação de uma povoação perto do castelo onde, junto às muralhas, se realizada uma feira onde se vendiam os produtos das colheitas, as alfaias, ferramentas e outros artigos. Como interposto militar e de defesa da região, o castelo proporcionava segurança. O topónimo “feira” surge pela primeira vez num diploma de D. Teresa de 1117, bem como noutros documentos do início de 1120, quando a condessa de Portugal se alojou no castelo de Santa Maria. Em 27 de junho de 1407, a feira é revitalizada por ordem de D. João I, a pedido do seu cavaleiro João Álvares Pereira, senhor da Terra de Santa Maria. A partir daí, é feita uma feira franca quinzenal na “dicta villa de fevra”.

Em 1472 a vila da Feira, da Terra de Santa Maria, foi transformada em cabeça de condado por D. Afonso V, sendo criada a Casa da Feira e concedido o título de 1º Conde da Feira a Rui Pereira. O Foral de 1514, concedido por D. Manuel I, corroborou a importância desta terra que, até à sua elevação a cidade a 14 de agosto de 1985, era conhecida como Vila da Feira.

Património Natural e Edificado

Tendo sido o local de origem de Santa Maria da Feira, o castelo é o seu principal monumento. Com construção anterior ao século XI e em estilo gótico e manuelino, é considerado um dos exemplos mais completos da arquitetura militar medieval de Portugal. Além do castelo, visitar Santa Maria da Feira é também conhecer o centro histórico da cidade e descobrir o Convento dos Lóios, localizado na freguesia de Feira. O concelho dispõe ainda de um conjunto de espaços museológicos de relevo, nomeadamente o Museu do Papel Terras de Santa Maria, o Museu de Santa Maria de Lamas e o Visionarium – Centro de Ciência do Europarque. Ao nível do património natural há que referir o Zoo de Lourosa, o Parque das Ribeiras do Rio Uíma, Porto Carvoeiro, a Quinta do Castelo e a Praia Fluvial da Mámoa.

Gastronomia

Em termos gastronómicos, o concelho de Santa Maria da Feira tem na fogaça da feira o seu principal produto, reconhecido a nível nacional e internacional. Com formato arredondado e quatro bicos que representam os quatro coruchéus da torre de menagem do castelo, a Fogaça da Feira é um ícone da doçaria regional e o mote para a realização de um dos eventos que atrai mais turistas ao concelho, a Festa das Fogaceiras. Além deste produto, há que referir os caladinhos, os queijos e a chamoa, uma bebida que remete para episódios da vida de Chamoa Gomes, amante de Afonso Henriques, que viveu no Castelo da Feira.

Brasão da Cidade

VFR1

O brasão da cidade de Santa Maria da Feira é composto por um escudo azul, um castelo de prato lavrado iluminado de vermelho, com os seus quatro torrões cobertos de cinco cones. O centro do cimo do castelo tem nuvens em prata, que sustêm a imagem de Nossa Senhora com o Menino ao colo, vestida de vermelho com manto azul e resplendor de ouro. No topo do escudo está um mural de cinco torres de prata e na zona inferior um listel branco com a legenda Santa Maria da Feira.

Municípios do Distrito de Aveiro

Águeda Albergaria-a-Velha Anadia Arouca Aveiro
Castelo de Paiva Espinho Estarreja Ílhavo Mealhada
Murtosa Oliveira de Azeméis Oliveira do Bairro Ovar Santa Maria da Feira
São João da Madeira Sever do Vouga Vagos Vale de Cambra
484 Visualizações 1 Total
484 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.