Ribeira de Pena, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Ribeira de Pena

Ribeira de Pena é um município português localizado no distrito de Vila Real, na região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes. É um município com 6 544 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 217,46 km² e com cinco freguesias. Ribeira de Pena é limitado a norte por Boticas, a leste por Vila Pouca de Aguiar, a sul por Vila Real, a sudoeste por Mondim de Basto e a oeste por Cabeceiras de Basto.

As cinco freguesias do concelho de Ribeira de Pena são: Alvadia, Canedo, Cerva e Limões, Ribeira de Pena (Salvador) e Santo Aleixo de Além-Tâmega e Santa Marinha.

História

O concelho de Ribeira de Pena como existe na atualidade surge apenas a partir de meados do século XIX. Antes de 1855 o concelho limitava-se às freguesias de Salvador, Santa Marinha e Santo Aleixo d’Além Tâmega. A partir daí passou a englobar o antigo concelho de Cerva e em 1895 foi-lhe anexada a freguesia de Canedo.

Contudo, a Terra de Pena, como inicialmente era designada, constitui um núcleo municipal cuja sede teve origem na povoação do concelho.

D. Afonso IV fez doação da Terra de Pena a D. Guêdo-o-Velho. O primeiro foral concedido aos habitantes da Terra de Pena foi outorgado por D. Afonso IV a 29 de setembro de 1331. Em 1517 D. Manuel I atribui-lhe foral novo.

Património edificado e natural

Em relação ao património edificado e arqueológico, em Ribeira de Pena destaca-se a Igreja Matriz do Salvador, a Capela da Senhora da Guia, a Igreja Matriz de Santa Marinha, a Capela da Granja Velha, o Santuário rupestre de Lamelas, o Pelourinho de Cerva, a Ponte de Arame sobre o rio Tâmega, o Solar de Santa Marinha, a Casa de Camilo Castelo Branco, a Casa da Temporã, a Casa de Senra de Cima, o Castro do Lesenho, o Menir de Pedra d’Anta, a Necrópole da Póvoa, as pontes romanas sobre os rios Lourêdo e Póio.

Em termos de beleza natural, neste concelho podemos identificar a praia fluvial das Meadas, em Cerva, e a Azenha das Casas Novas, também em Cerva.

Gastronomia

A gastronomia local é influenciada pela localização desta cidade, mas também pelo facto de as principais atividades económicas serem agrícolas. Deste modo, as principais especialidades são os milhos, as postas de carne maronesa, as couves com feijões e o cabrito assado. Na doçaria destaca-se a chila no forno e as maçãs Pipo de Basto.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Santa Cruz Cabrália (Brasil) a 25 de maio de 1992
  • Saint-Galmier (França) a 26 de agosto de 1999
  • Vianden (Luxemburgo)

Brasão da cidade

RPN

O brasão do município é de prata, com a cruz da Ordem de Cristo, acompanhada de dois ramos de laranjeira de verde, frutados de ouro, com os pés passados em aspa e atados de vermelho. Em campanha um monte de penhascos de negro, realçados de ouro e cortado por três burelas ondadas de prata e azul. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel branco com a legenda RIBEIRA DE PENA a negro.

Municípios do Distrito de Vila Real 

Alijó Boticas Chaves Mesão Frio Mondim de Basto
Montalegre Murça Peso da Régua Ribeira de Pena Sabrosa
Santa Marta de Penaguião Valpaços Vila Pouca de Aguiar Vila Real
132 Visualizações 1 Total
132 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.