Oliveira do Bairro, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Oliveira do Bairro é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região Centro e sub-região do Baixo Vouga. É um município com 23 028 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 87,32 km² e com quatro freguesias. Oliveira do Bairro é limitado a norte por Aveiro, a nordeste por Águeda, a sueste por Anadia, a sudoeste por Cantanhede e a oeste por Vagos.

As quatro freguesias do concelho de Oliveira do Bairro são: Bustos, Troviscal e Mamarrosa, Oiã, Oliveira do Bairro e Palhaça.

História

O concelho tem registos ainda anteriores à formação de Portugal, nomeadamente de povos Celtas e pré-Celtas na freguesia da Mamarrosa. Em Bustos e Palhaça é possível encontrar vestígios romanos. Segundo um documento de 957 d.C. existia nesta região uma vila com o nome de Ulvária e que seria delimitada por Barriôlo (Barrô), Agualada (Aguada de Baixo), Sancta Eolália (Aguada de Cima) e Sangálios (Sangalhos). Apesar disso, Oliveira do Bairro só recebeu foral em 1514 pelo rei D. Manuel I. Já no século XVI Oliveira do Bairro rodeava-se dos aglomerados populacionais que ainda hoje existem.

O concelho foi formado em 1836 e, pelo seu posicionamento geoestratégico, Oliveira do Bairro sempre foi cobiçado pelos concelhos limítrofes, levando mesmo à sua extinção em 1895 e respetiva anexação. No entanto, foi novamente formado o concelho em 1898, tal como se conhece na atualidade.

Património edificado e natural

No que ao património edificado diz respeito, em Oliveira do Bairro pode visitar a Igreja Matriz de Mamarrosa, datada do século XVII, a Igreja Matriz de Oiã, do século XIX, o Museu de Arte Sacra de S. Pedro da Palhaça, a antiga Casa da Câmara e Cadeia, as Pontes de Palhaça e o Museu de Enomúsica da Bairrada.

Em relação à vertente natural, Oliveira do Bairro tem uma beleza ímpar com as suas cegonhas-brancas na zona do Vale do Cértima. Além disso, as marinhas de arroz são também um espetáculo natural que vale a pena apreciar.

Gastronomia

A gastronomia da região representa a essência do seu povo. Por isso, o leitão à Bairrada e o vinho da Bairrada são os principais ex-libris. Como pratos típicos temos ainda a cabidela e feijoada de leitão, a chanfana, a vitela à Vouga e os rojões à moda da Bairrada. Estando integrado na região e na Rota da Bairrada, o concelho tem vinhos e espumantes de excelência.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Lamballe (França) a 18 de julho de 1998
  • Benguela (Angola) a 19 de agosto de 2000

Brasão da cidade

Oliveirab

O brasão de Oliveira do Bairro é um escudo púrpura, com uma oliveira arrancada de verde, perfilada e frutada de ouro, entre um crescente virado de prata e uma estrela de ouro. A coroa mural é de prata de cinco torres e o listel é branco com a legenda OLIVEIRA DO BAIRRO a negro.

Municípios do Distrito de Aveiro

Águeda Albergaria-a-Velha Anadia Arouca Aveiro
Castelo de Paiva Espinho Estarreja Ílhavo Mealhada
Murtosa Oliveira de Azeméis Oliveira do Bairro Ovar Santa Maria da Feira
São João da Madeira Sever do Vouga Vagos Vale de Cambra
146 Visualizações 1 Total
146 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.