Oliveira de Azeméis, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Oliveira de Azeméis é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região norte e sub-região da Área Metropolitana do Porto. É um município com 68 111 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 12 freguesias em 161,10 km². Oliveira de Azeméis é limitado a norte por Arouca, a leste por Vale de Cambra e Sever do Vouga, a sul por Albergaria-a-Velha, a oeste por Estarreja e Ovar e a noroeste por Santa Maria da Feira e São João da Madeira.

As 12 freguesias do concelho de Oliveira de Azeméis são: Carregosa, Cesar, Fajões, Loureiro, Macieira de Sarnes, Nogueira do Cravo e Pindelo, Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail, Ossela, Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, São Martinho da Gândara, São Roque e Vila de Cucujães.

História

Vila nobre e antiga, a primeira referência documental a Oliveira de Azeméis data de 922 e corresponde a uma doação feita pelo rei Ordonho a um Bispo  do Mosteiro de Crestuma, restando ainda vestígios de ocupações proto-históricas e romanas.

Até ao século VII Oliveira de Azeméis era ponto de passagem no cruzamento de rotas tradicionais para o interior e para o litoral, assim como para o norte e para o sul, sendo também ponte de ligação da via militar romana que liga Lisboa a Braga. Aqui existia o Marco Miliário da Milha XII. Do século VII ao século X fixaram-se moçarebes e berberes.

Entre os séculos X e XV, Oliveira de Azeméis foi palco de lutas renhidas entre árabes e chefes militares leoneses e portucalenses. No período entre o século XV e XVIII, a história desta terra ficou marcada pela implementação da Comenda Real da Ordem de Cristo, em 1517, destinada a arregimentar milícias para a defesa do território e policiamento do trânsito regional.

A 5 de janeiro de 1799 foi elevada à categoria de vila e tornou-se sede do Concelho. A 16 de maio de 1984 é elevada a cidade.

Património edificado e natural

O núcleo urbano de Oliveira de Azeméis é um dos locais a visitar na cidade, assim como a rede de museus do concelho, que inclui a Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis, a Casa-Museu Ferreira de Castro, o Museu Regional de Cucujães, o Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. Em termos de outros monumentos, destaca-se a Ponte da Salgueirinha, a Ponte do Manica e Calçada Medieval e algumas casas abrasonadas.

O núcleo histórico de Pinheiro de Bemposta é um dos locais mais marcantes do concelho, incluindo o Cruzeiro, o Pelourino, os paços do antigo concelho de Bemposta e várias casas e quintas.

Em termos de beleza natural, neste concelho encontramos alguns parques que convidam a visitar: Parque de La-Salette, Parque Molinológico e Crasto de Ul, Margens do Caima, Parque Bento Carqueja e Ponte do Pêga, Praia Fluvial de Pedregulhal, Monte de São Marcos e Parque do Cercal.

Gastronomia

A riqueza gastronómica de Oliveira de Azeméis associa-se à caça e à pesca no rio, dando origem a pratos como o peixe assado no espeto acompanhado com arroz de forno, confecionado em caçarolas de barro, o arroz de ossos da suã, o arroz de febras de Cesar, os pratos de cabrito, a bacalhoada e o nacão de porco. As papas de São Miguel, feitas com carnes marinadas em vinha d’alho e com farinha de milho, são outro petisco local.

Na doçaria temos os zamacóis, as regueifas de Ul, os corações dos namorados, as queijadinhas de cenoura, a sopa seca, os formigos cesarenses, as papas carolas, o bolo de canela, as rabanadas de Cesar, o creme queimado e as fitas de carpinteiro.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Marinha Grande (Portugal) – a 07 de outubro de 2002

Brasão da cidade

Oliveira

O brasão de Oliveira de Azeméis é composto por escudo de azul com um pano de muralha ladeado de duas torres ameadas, moventes da ponta e dos flancos, em prata, lavrado de negro, aberto e iluminado de vermelho. A nascente da muralha, encontramos uma oliveira de sua cor, frutada de ouro, acompanhada em chefe por duas cruzes da Ordem de Cristo. A coroa mural é de cinco torres de prata, o listel é branco com a legenda OLIVEIRA DE AZEMÉIS a negro.

Municípios do Distrito de Aveiro

Águeda Albergaria-a-Velha Anadia Arouca Aveiro
Castelo de Paiva Espinho Estarreja Ílhavo Mealhada
Murtosa Oliveira de Azeméis Oliveira do Bairro Ovar Santa Maria da Feira
São João da Madeira Sever do Vouga Vagos Vale de Cambra
157 Visualizações 1 Total
157 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.