Mourão, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Mourão

Mourão é um município português localizado no distrito de Évora, na região do Alentejo e sub-região do Alentejo Central. É um município com 2 663 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com três freguesias em 278,63 km². O município é limitado a norte pelo Alandroal, a leste por Espanha, a sueste por Barrancos, a sul por Moura e a oeste por Reguengos de Monsaraz.

As três freguesias do concelho de Mourão são Granja, Luz e Mourão.

História

A região onde se insere esta vila tem uma grande diversidade em relação à presença humana. De facto, é possível verificar que em Mourão existiu ocupação contínua de grupos humanos desde a pré-história até à atualidade, motivada pela sua localização nas proximidades do rio Guadiana.

O primeiro da Ordem do Hospital, D. Gonçalo Egas, concedeu a Mourão o seu primeiro foral, em 1226. A 27 de janeiro de 1296 D. Dinis confirmou este foral. Foi este mesmo rei que reconheceu no encontro de Salamanca, em 1298, D. Teresa Gil como senhora da localidade, passando Mourão para a coroa portuguesa após a sua morte.

No século XIX a nova reforma administrativa levou à criação dos limites concelhios, o que neste caso contribuiu para que este fosse extinto e anexado ao concelho de Reguengos de Monsaraz. Em 1861 o concelho foi novamente estabelecido.

Património

Se pretende visitar este concelho alentejano não deixe de visitar os seguintes locais que são uma referência para o património local, regional e nacional:

  • Castelo de Mourão
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias
  • Igreja da Santa Casa da Misericórdia
  • Igreja de São Francisco
  • Jardim da Praça da República de Mourão
  • Parque de Merendas de Mourão
  • Ermida de Nossa Senhora dos Remédios
  • Castelo da Lousa
  • Convento do Alcance
  • Museu da Adega Cooperativa de Granja
  • Museu da Aldeia da Luz

Gastronomia

Os restaurantes da região permitem provar a qualidade da gastronomia alentejana, destacando-se pratos típicos locais como a caldeirada de peixe, a açorda de cação e ainda a doçaria conventual, como as encharcadas ou o bolo rançoso. Além disso, não podemos esquecer o pão, o queijo, o mel e as azeitonas.

Brasão da cidade

Mourao

O brasão da cidade é um escudo de azul, com um castelo em ouro, lavrado, aberto e iluminado de negro; em chefe está um escudete de prata com as quinas de Portugal, entre um sol de ouro e um crescente de prata. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres MOURÃO  a negro.

Municípios do Distrito de Évora

Alandroal Arraiolos Borba Estremoz Évora
Montemor-o-Novo Mora Mourão Portel Redondo
Reguengos de Monsaraz Vendas Novas Viana do Alentejo Vila Viçosa
85 Visualizações 1 Total
85 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.