Procuramos Delegados Comerciais

(M/F)

 

Procuramos colaboradores com espírito empreendedor para angariação de anunciantes e patrocinadores para a Knoow.net.

Portugal e Brasil

Comissões até 33%

Total flexibilidade de horários

Candidaturas com CV para geral@knoow.net

 

 

 

 

Monte Perobolço (Almeida)

Apresentação da localidade de Monte Perobolço (Almeida): caracterização sócio-económica e demográfica, história, património histórico e natural.

Apresentação da localidade de Monte Perobolço

Igreja de Monte Perobolço

Igreja Matriz (Autor: Paulo Nunes – Ago/2017)

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Monte Perobolço
Classificação: Aldeia/Lugar

População: 61 habitantes (Censos 2011)
Coordenadas: 40°33’12.0″N 6°58’49.1″W
País: Portugal
Distrito: Guarda
Concelho: Almeida
Freguesia:  Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela

.

.

.

.

….

Monte Perobolço é um lugar da freguesia de União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monte Perobolço e Mesquitela, concelho de Almeida, distrito de Guarda. De acordo com os Censos de 2011 do INE, a população residente em Monte Perobolço era nesse ano de 61 pessoas. Até à reforma administrativa de 2013, Monte Perobolço era sede de uma freguesia autónoma que incluía apenas a própria localidade de Monte Perobolço. Com a reforma administrativa de 2013, a localidade passa a fazer parte da União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monte Perobolço e Mesquitela. Monte Perobolço está localizada na margem esquerda da ribeira de Noemi, um dos afluentes do rio Côa, a cerca de 25 km da sede de concelho, e confina com as localidades de Ade, Pailobo, Jardo, Porto de Ovelha e Mesquitela.

Até 24 de Outubro de 1855 pertenceu ao concelho de Castelo Mendo. Após a extinção deste, foi integrado no do Sabugal, onde se manteve até ao ano de 1870, passando então para o de Almeida.

Património Natural, Arquitetónico, Cultura e Etnográfico

Apesar da sua pequena dimensão, a localidade possui diversos locais de interesse turístico, destacando-se a Fonte do Lugar (séc. XVIII), a Fonte da Ribeira Bispo (séc. XVIII), a Igreja Matriz (séc. XVIII/XIX), a Capela de S. Brás (séc. XIX), a Capela de Vale do Seixo (séc. XIX) a Capela do Senhor dos Aflitos (séc. XIX) e os diversos pequenos núcleos de arquitectura popular residencial e agrícola. De referir ainda outros locais como o Tronco de Ferragem no Largo de S. Brás (séc. XIX), a Levada de água na ribeira de Noémi (séc. XIX) e as Sepulturas Antropomórficas da época medieval cavadas na rocha no sítio do Seixal.

Por fim, uma referência ainda para a grande beleza paisagística da região, em especial para a ribeira Noémi e para toda a zona envolvente.

Feiras, Festas e Romarias

Na localidade são realizadas diversas feiras festas e romarias, nomeadamente:

  • S. Brás (3 de Fevereiro)
  • Santa Bárbara (Bienal, Agosto)
  • Festa do Emigrante (Agosto)
  • Festa anual (Almoço convívio para toda a população)
  • Festa do S. Martinho (Magusto comunitário)
  • Festa da Passagem de Ano (Ceia comunitária)
  • Feira Franca de S. Brás (3 de Fevereiro)

Economia / Atividades Económicas

O sector primário, incluindo a agricultura e a pecuária, constitui o sector de maior peso na economia local. Merece também destaque a construção civil que emprega uma importante parcela da população ativa. Uma referência ainda para o artesanato, nomeadamente a ferraria e a tecelagem.

→ Possui um estabelecimento nesta localidade e gostaria de ajudar a divulgar a sua terra? Saiba como >>>

….

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

….

Galeria Fotográfica

Igreja de Monte Perobolço

Igreja Matriz (Autor: Paulo Nunes – Ago/2017)

Interior da aldeia de Monte Perobolço

Interior da aldeia (Autor: Paulo Nunes – Ago/2017)

Este texto é apenas um resumo. Se conhece bem a localidade, envie-nos um texto sobre a mesma, onde poderá efectuar uma descrição, apresentação da sua história, a toponímia, lendas que lhe estejam associadas, população, e outras informações que julgue pertinentes (exemplo). Poderá enviar também fotografias originais da localidade. No mail que nos enviar, deverá identificar a localidade a que se refere, as eventuais fontes, e identificar-se a si próprio (nome ou pseudónimo). Poderá escrever também sobre localidades que não se encontrem referenciadas na listagem. Contribua e não deixe que a sua localidade fique de fora.
Mail para envio: knoow.net@gmail.com

|Portal de Almeida|
415 Visualizações 1 Total
415 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.