Montalegre, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Montalegre

Montalegre é um município português localizado no distrito de Vila Real, na região norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes. É um município com 10 537 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 25 freguesias em 805,46 km². Montalegre é limitado a norte por Espanha, a leste por Chaves, a sueste por Boticas, a sul por Cabeceiras de Basto, a sudoeste por Vieira do Minho e a oeste por Terras de Bouro.

As 25 freguesias do concelho de Montalegre são: Cabril, Cambeses do Rio, Donões e Mourilhe, Cervos, Chã, Covelo do Gerês, Ferral, Gralhas, Meixedo e Padornelos, Montalegre e Padroso, Morgade, Negrões, Outeiro, Paradela, Contim e Fiães, Pitões das Júnias, Reigoso, Salto, Santo André, Sarraquinhos, Sezelhe e Covelães, Solveira, Tourém, Venda Nova e Pondras, Viade de Baixo e Fervidelas, Vila da Ponte, Vilar de Perdizes e Meixide.

História

Montalegre revela no seu território vestígios de presença humana em tempos antigos. Há 3500/4000 anos, os povos antigos ergueram monumentos funerários na região, como as antas da Mourela e da Veiga ou as cistas da Vila da Ponte. Estes vestígios comprovam que a área do concelho de Montalegre já era povoada na época dos metais.

Mais tarde o território foi povoado pelos Celtas que ali ergueram castros. Com a chegada dos romanos, a região foi atravessada pela via imperial, sendo construídas pontes e romanizados alguns castros. Nesta região existiram as cidades romanas de Praesidium e Caladunum, das quais existem vestígios.

Com o nascimento da nacionalidade, D. Afonso Henriques doou porções de terra e surgiram albergarias, hospitais e mosteiros. A proximidade com a fronteira levou à construção dos castelos de Gerês e Piconha e, mais tarde, do Portelo e de Montalegre.

Em 1273 D. Afonso III funda a vila de Montalegre em carta de foral. Este foral foi depois confirmado por D. Dinis em 1289, D. Afonso IV em 1340, D. João II em 1491 e D. Manuel I em 151 converte-o em foral novo.

A 6 de novembro de 1836 o concelho de Montalegre é dividido, criando-se o município de Boticas e sendo transferido o município de Vilar de Vacas para Vieira do Minho.

Património edificado e natural

De tempos antigos mantêm-se no território do concelho de Montalegre vestígios importantes, como por exemplo o Castelo de Montalegre, as Mamoas da Veiga, o Mosteiro de Santa Maria das Júnias (igreja e ruínas) e o Paço de Vilar de Perdizes.

Em termos de património natural, é importante ter em conta que Montalegre se localiza (juntamente com Boticas), no Barroso e que cerca de 26,25% da superfície do concelho faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, sendo o concelho que contribui com maior área para o Parque, cerca de 21 147 hectares ou 211,74 km². Deste modo, Montalegre proporciona paisagens belíssimas inseridas naquele que é o único parque nacional do país.

Gastronomia

Inserida na região do Barroso, a gastronomia de Montalegre reflete as tradições e saberes associados a esta localização. O principal exemplo é a vitela barrosã, uma carne muito tenra e extremamente suculenta e saborosa. Além disso, se visita esta região pode provar castanha, cogumelos, compotas, couve, fumeiro, mel, pão de centeio e o cabrito do barroso.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Amangola (Moçambique) – a 12 de maio de 2015
  • Stange (Noruega)

Brasão da cidade

Montaleg

O brasão de Montalegre é composto por escudo de vermelho, castelo de prata lavrado e iluminado de azul de três torres quadradas, tendo a meio três balcões ou varandas na parte superior, uma ao centro e duas nos cunhais. O castelo é acompanhado em chefe por duas cabeças de boi de raça barrosã, de ouro ornados de prata. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DE MONTALEGRE a preto.

Municípios do Distrito de Vila Real 

Alijó Boticas Chaves Mesão Frio Mondim de Basto
Montalegre Murça Peso da Régua Ribeira de Pena Sabrosa
Santa Marta de Penaguião Valpaços Vila Pouca de Aguiar Vila Real
130 Visualizações 1 Total
130 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.