Monchique, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Monchique

Monchique é um município português localizado no distrito de Faro na região e sub-região do Algarve. É um município com 6045 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com três freguesias em 395,30 km². 

O município é limitado a norte por Odemira, a leste por Silves, a sul por Portimão, a sudoeste por Lagos e a oeste por Aljezur

As três freguesias do concelho de Monchique são Alferce, Marmelete e Monchique. 

História do concelho de Monchique

O concelho de Monchique localiza-se no centro das serras de Fóia e Picota e a sua localização atraiu rapidamente vários povos que se foram fixando neste território. Os romanos foram um desses povos, que aproveitaram o poder curativo das águas das Caldas de Monchique e ali construíram um edifício termal. No entanto, acredita-se que os romanos não foram os primeiros a reconhecer as propriedades terapêuticas destas águas, como é comprovado em vários achados arqueológicos. Assim, nos séculos seguintes, a fama das termas foi aumentando e foram vários os reis que aproveitaram as suas qualidades. 

Aquando da primeira conquista de Silves em 1189 por D. Sancho I é feita referência aos castelos que dependiam desta cidade e que se renderam aos cristãos, estando incluindo os castelos de Munchite e Montagut

Durante o século XVI Monchique seria uma povoação importante que mereceu a visita de D. Sebastião. O desenvolvimento industrial associado à tecelagem, à cestaria e à exploração dos recursos naturais contribuiu para a prosperidade da região que em 1773 foi elevada à categoria de vila. 

Património natural e edificado

Este concelho algarvio distingue-se dos restantes pelo facto de ter um rico património natural associado à Serra da Fóia, à Serra da Picota, às Caldas de Monchique e ao Parque da Mina. 

Em termos de património edificado destaca-se:

  • Capela das Caldas de Monchique
  • Igreja da Misericórdia de Monchique
  • Igreja de São Sebastião
  • Igreja do Senhor dos Passos
  • Centro histórico
  • Ermida do Senhor dos Passos
  • Convento de Nossa Senhora do Desterro
  • Pelourinho de Monchique
  • Igreja Matriz de Monchique

Gastronomia

A gastronomia local é muito influenciada pela suinicultura. Assim, os enchidos feitos com carne de porco e os presuntos são dos produtos mais tradicionais de Monchique, expostos anualmente na Feira dos Enchidos e na Feira do Presunto. 

Como pratos tradicionais destaca-se a assadura, o feijão com arroz, o feijão com couve, o grão com arroz, as besnagas, o grão com massa, as papas de caldo e a couve à Monchique. No que toca à doçaria o doce típico é o bolo de tacho, mas também pode provar os pastéis de batata doce, o bolo de amêndoa e gila, a torta de noz, o pudim de mel, as filhós e as mexidas de ovos queimados. 

Outro produto tradicional é a aguardente de medronho produzida na região. Além disso, é impossível não mencionar os licores, destacando-se a melosa, uma bebida licorosa que utiliza aguardente de medronho. 

Brasão da cidade

Brasão de Monchique

O brasão da cidade é um escudo de verde, com uma fonte de prata repuxando do mesmo, acompanhada em chefe por duas cabeças barbadas de reis, à dextra de rei branco e à sinistra de rei mouro. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DE MONCHIQUE a negro.

Municípios do Distrito de Faro

Albufeira Alcoutim Aljezur Castro Marim
Faro Lagoa Lagos Loulé
Monchique Olhão Portimão São Brás de Alportel
Silves Tavira Vila do Bispo Vila Real de Santo António
36 Visualizações 1 Total
36 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.