Mira, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Mira

Mira é um município português localizado no distrito de Coimbra, na região do Centro e sub-região do Baixo Mondego. É um município com 12 465 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 124,03 km². O município é limitado a norte por Vagos, a leste e sul por Cantanhede e a oeste pelo Oceano Atlântico.

As quatro freguesias do concelho de Mira são Carapelhos, Mira, Praia de Mira e Seixo.

História

A região onde se localiza Mira é habitada desde tempos antigos, verificando-se a presença de indícios de ocupação pré-histórica, mas também de ocupação romana, principalmente a sul do concelho.  Do período árabe Mira já era uma povoação com praça e no período Muçulmano foi palco de guerras entre cristãos e árabes.

Com a Reconquista Cristã a história das terras de Mira ficou claramente documentada. O povoado mouro foi capturado ainda antes da independência do condado Portucalense e surge mencionada na doação que o primeiro governador de Coimbra fez no ano de 1094 aos novos povoadores de Montemor-o-Velho.

Em 1442 D. Pedro concedeu a autonomia municipal a Mira. Recebeu foral de D. Manuel I em Lisboa, que a eleva a vila a 27 de agosto de 1514.

Em 1839 o concelho estava integrado na Comarca de Aveiro e em 1852 na de Anadia, tendo passado para o Distrito de Coimbra a 31 de dezembro de 1853. O concelho teve uma efémera extinção, em 1867. Entretanto, um decreto de 14 de janeiro de 1868 anulou a lei e o decreto anterior.

Património

O património da cidade inclui a Igreja Paroquial de Mira e o Pelourinho de Mira.

Contudo, é possível dizer que o principal património deste concelho é a sua costa litoral, com a proximidade do oceano Atlântico, onde se destacam as praias, nomeadamente a Praia de Mira.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Lagny Sur Marne (França)

Brasão da cidade

Mira

O brasão da cidade é um escudo de negro com um ramo de espigas de milho, folhadas e atadas em ponta, tudo de ouro, bordadura cosida de verde e carregada de oito de ouro, realçadas de negro. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE MIRA de negro.  

Municípios do Distrito de Coimbra

Arganil Cantanhede Coimbra Condeixa-a-Nova Figueira da Foz
Góis Lousã Mira Miranda do Corvo Montemor-o-Velho
Oliveira do Hospital Pampilhosa da Serra Penacova Penela Soure
Tábua Vila Nova de Poiares
62 Visualizações 1 Total
62 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.