Melgaço, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Melgaço é um município português localizado no distrito de Viana do Castelo, na região do Norte e sub-região de Minho-Lima. É um município com 9213 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 13 freguesias em 238,25 km². O município é limitado a norte e leste pela Galiza, a sudoeste por Arcos de Valdevez e a oeste por Monção. É o município mais setentrional de Portugal.

As 13 freguesias de Melgaço são Alvaredo, Castro Laboreiro e Lamas de Mouro, Chaviães e Paços, Cousso, Cristóval, Fiães, Gave, Paderne, Parada do Monte e Cubalhão, Penso, Prado e Remoães, São Paio e Vila e Roussas.

História

O castelo de Melgaço foi construído no reinado de D. Afonso Henriques, provavelmente por volta de 1170. Foi este rei que concedeu à terra o primeiro foral, entre 1183 e 1185. Essa carta de foral foi confirmada por D. Afonso II em 1219 e em 1258 D. Afonso III atribuiu-lhe nova Carta de Foral.

A localização estratégica de Melgaço levou à instalação de vários povos, potenciando o seu desenvolvimento como centro de trocas comerciais. Durante o reinado de D. Sancho II a vila começou a ser rodeada por uma cerca defensiva.  

Património

O património deste concelho pode ser dividido em várias categorias: arquitetura militar, arquitetura civil, arqueologia e arquitetura religiosa. Em termos de arquitetura militar é possível visitar o Castelo de Castro Laboreiro e o Castelo e Muralha de Melgaço. Já em arquitetura civil destaca-se a Ponte Nova da Cava da Velha (Castro Laboreiro), a Ponte de Varziela (Castro Laboreiro), o conjunto composto pela Ponte de Assureira e moinho de água (Castro Laboreiro), o Pelourinho de Castro Laboreiro, a Ponte das Caínheiras (Castro Laboreiro), a Ponte de Dorna (Castro Laboreiro), o Parque Termal do Peso (Paderne), a Casa da Quinta da Calçada (Vila) e o Solar de Galvão (Vila). No que à arqueologia diz respeito, deve mencionar-se o Castro de Melgaço (Paderne) e o Conjunto constituído pelos Monumentos Megalíticos e Arte Rupestre do Planalto de Castro Laboreiro. Por fim, em relação à arquitetura religiosa, neste concelho encontramos a Igreja de Santa Maria da Visitação (Castro Laboreiro), o Cruzeiro de São Gregório (Cristoval), a Igreja de Fiães, a Igreja de Paderne, o Convento de Paderne, a Capela de Nossa Senhora da Orada (Vila), o Cruzeiro de São Julião (Vila), a Capela de Santo Cristo de Carvalho Lobo (Vila) e a Capela de São Julião (Vila).

Além do património histórico e edificado, Melgaço tem um importante património natural que se estende por todo o seu território, desde a zona ribeirinha até à zona de montanha. Na zona de montanha destaca-se a área protegida portuguesa de estatuto de proteção mais elevado, o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Além disso, o concelho é um dos que está incluído na Serra do Soajo, com belas paisagens. 

Gastronomia

Em Melgaço a gastronomia é rica de sabores e tradições. Sendo um concelho profundamente rural, a produção agrícola desempenha um papel fundamental e tem influência na gastronomia, que é marcada pelo fumeiro tradicional, pelo mel, pelos queijos, pelas compotas e doces, mas também pelos licores e pelo Vinho Verde e Verde Alvarinho.

Em termos de pratos, pode provar cabrito assado no forno, sarrabulho, trutas do rio, grelos com rojões e lampreia com arroz à bordalesa. Na doçaria destaca-se o bolo da pedra, o bucho doce, as migas doces e os pastéis mimosos.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Lavelanet (França) a 29 de abril de 2012

Brasão da cidade

Melgaco

O brasão da cidade é um escudo de prata, com um monte de negro, sustendo um castelo de vermelho aberto e iluminado do campo e acompanhado por dois leões de vermelho armados e linguados do mesmo, sustidos no monte, afrontados e sustendo, em chefe, nas mãos, uma quina antiga de Portugal de azul com doze besantes de prata. Em contra-chefe estão três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com a legenda VILA DE MELGAÇO a negro.

Municípios do Distrito de Viana do Castelo

Arcos de Valdevez Caminha Melgaço Monção Paredes de Coura
Ponte da Barca Ponte de Lima Valença Viana do Castelo Vila Nova de Cerveira
164 Visualizações 1 Total
164 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.