Mealhada, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Mealhada é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região do Centro e sub-região de Coimbra. É um município com 24952 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em seis freguesias em 110,66 km². O município é limitado a norte  por Anadia, a leste por Mortágua e Penacova, a sul por Coimbra e a oeste por Cantanhede.

As seis freguesias da Mealhada são Barcouço, Casal Comba, Luso, Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, Pampilhosa e Vacariça.

História

O marco miliário da Mealhada, um testemunho da passagem da via romana Conímbriga-Bracara Augusta pela região, remonta a 39 d.C., com inscrições que referem o imperador Calígula. No território do atual concelho, em 1002, existia o Mosteiro da Vacariça, que exerceu uma importante influência religiosa na região.

D. Manuel I atribuiu o foral a Vacariça e Mealhada a 12 de setembro de 1514. A D. Maria II deve-se a criação do concelho da Mealhada a 24 de outubro de 1855.

Património

Em termos de património edificado destaca-se nesta região a Estação da Mala-Posto de Carqueijo, o Palácio-Hotel do Buçaco e a Casa dos Melos.

No entanto, uma das principais mais-valias locais é a Mata Nacional do Buçaco, uma área protegida na Serra do Buçaco, localizada na freguesia do Luso, no concelho da Mealhada.

Gastronomia

O concelho é conhecido pelo leitão assada à Bairrada, principal ex-libris gastronómico da localidade. Além disso, esta é uma região rica e diversa que inclui o pão da Mealhada, o arroz de pato à antiga, os caramujos e as cavacas, a chanfana, o sarrabulho, o bacalhau à lagareiro, as barrigas de freira e o arroz doce.

Além disso, há duas bebidas que se destacam: água do Luso e vinho da Bairrada.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Contrexeville (França) a 31 de outubro de 1988
  • Millau (França) a 28 de julho de 2010
  • Corcoury (França) em 2001

Brasão da cidade

brasao_mealhada

O brasão da cidade é um escudo de prata com um carvalho de sua cor sobre um terrado, acompanhado de dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde. A coroa mural é de cinco torres de prata e o listel branco com os dizeres MEALHADA a negro.

Municípios do Distrito de Aveiro

Águeda Albergaria-a-Velha Anadia Arouca Aveiro
Castelo de Paiva Espinho Estarreja Ílhavo Mealhada
Murtosa Oliveira de Azeméis Oliveira do Bairro Ovar Santa Maria da Feira
São João da Madeira Sever do Vouga Vagos Vale de Cambra
139 Visualizações 1 Total
139 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.