Macedo de Cavaleiros, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Macedo de Cavaleiros

Macedo de Cavaleiros é um município português localizado no distrito de Bragança, na região do Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes. É um município com 15 776 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 30 freguesias em 699,14 km². O município é limitado a norte por Vinhais, a nordeste por Bragança, a leste por Vimioso, a sudeste por Mogadouro, a sul por Alfândega da Fé e a oeste por Mirandela.

As 30 freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros são Ala e Vilarinho do Monte, Amendoeira, Arcas, Bornes e Burga, Carrapatas, Castelãos e Vilar do Monte, Chacim, Cortiços, Corujas, Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco, Ferreira, Grijó, Lagoa, Lamalonga, Lamas, Lombo, Macedo de Cavaleiros, Morais, Olmos, Peredo, Podence e Santa Combinha, Salselas, Sezulfe, Talhas, Talhinhas e Bagueixe, Vale Benfeito, Vale da Porca, Vale de Prados, Vilarinho de Agrochão e Vinhas.

História

Macedo de Cavaleiros  foi instituída como Julgado e Concelho a 6 de novembro de 1836. Trinta anos depois, já em 1863, a povoação de Macedo de Cavaleiros é elevada à categoria de vila.

A 13 de maio de 1999 a Assembleia da República vota a elevação a cidade.

Património

O património da cidade inclui os seguintes locais na categoria de arquitetura civil:

  • Pelourinho de Pinhovelo
  • Pelourinho de Nozelos
  • Solar das Arcas
  • Pelourinho de Chacim
  • Real Filatório de Chacim
  • Pelourinho de Vale de Prados

Em termos de património religioso pode visitar:

  • Igreja de Santa Marta
  • Igreja de Nossa Senhora dos Reis
  • Igreja de Nossa Senhora da Purificação
  • Igreja de Santo Antão de Vilarinho de Agrochão
  • Igreja Paroquial de São Vicente de Vinhas

Gastronomia

A gastronomia de Macedo de Cavaleiros representa a essência transmontana. Numa viagem pelos sabores e saberes da região usam-se os produtos regionais para deliciar o paladar dos locais e dos visitantes. Assim, neste concelho pode provar o javali, outros pratos e caça, a posta mirandesa, o fumeiro, os grelos, o cabrito e o bacalhau assados, as casulas secas com butelo, o azeite, os vinhos, o arroz doce, o pudim de castanha, as rosquilhas e o mel.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Sal (Cabo Verde) a 20 de setembro de 2008

Brasão da cidade

Macedo

O brasão da cidade é um escudo de prata, com um ramo de castanheiro com três ouriços de ouro folhado e troncado de verde e a orla de negro carregada de nove rosetas de espora de prata, abertas do campo da orla. A coroa mural é de prata de cinco torres e o listel é branco com os dizeres MACEDO DE CAVALEIROS a negro.

Municípios do Distrito de Bragança

Alfândega da Fé Bragança Carrazeda de Ansiães Freixo de Espada à Cinta Macedo de Cavaleiros
Miranda do Douro Mirandela Mogadouro Torre de Moncorvo Vila Flor
Vimioso Vinhais
74 Visualizações 1 Total
74 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.