Grândola, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Grândola

Grândola é um município português localizado no distrito de Setúbal, na região do Alentejo e sub-região do Alentejo Litoral. É um município com 14826 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em cinco freguesias em 825,94 km². O município é limitado a norte por Alcácer do Sal, a leste por Ferreira do Alentejo, a sul por Santiago do Cacém, a oeste pelo Oceano Atlântico e a noroeste, através do Estuário do Sado, por Setúbal.

As cinco freguesias do concelho de Grândola são Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, Carvalhal, Grândola, Santa Margarida da Serra e Melides.

História

Estudos realizados ao longo do tempo revelam a presença humana neste território desde o Mesolítico. No período romano Grândola atingiu os maiores índices de povoamento e desenvolvimento socio-económico.

Com a formação do território nacional, Grândola ficou a pertencer ao termo de Alcácer do Sal e à Ordem Militar de Santiago da Espada. A comenda de Grândola foi criada em 1380 no reinado de D. João I, tendo sido distribuídas terras, edificadas as primeiras ermidas e moinhos e o lugar da Gramdolla adquiriu o estatuto de aldeia. Dado o seu progresso, D. João III atribuiu a Grândola a carta de vila e libertou-a da tutela de Alcácer do Sal a 22 de outubro de 1544. Assim, nesta altura foi criado o concelho com três freguesias.

Em 1855 o concelho viu aumentado o seu território, sendo anexadas as freguesias de Melides e São Mamede do Sádão.

Património

Como património arqueológico do concelho podemos identificar:

  • Monumento Megalítico da Pata do Cavalo
  • Monumento Megalítico do Lousal
  • Ruínas de Tróia
  • Barragem Romana do Pego da Moura
  • Sítio Arqueológico Romano do Cerrado do Castelo
  • Necrópole de Cistas das Casas Velhas
  • Dólmen da Pedra Branca

Ainda no património do Grândola é possível mencionar a Igreja Matriz de Grândola.

Gastronomia

Este concelho alentejano sofre as influências do litoral e do interior, sendo que a gastronomia reflete esta influência. Assim, pode provar pratos de peixe e de marisco, destacando-se as sopas, massas e caldeiradas, mas também os ensopados de enguias. Como principais pratos de carne sobressaem os pratos de caça, o javali, o porco, o borrego e as açordas, sem esquecer os tradicionais enchidos e o cozido à portuguesa do Canal Caveira.

A gastronomia é temperada com as ervas aromáticas, com destaque para os orégãos, os coentros, a hortelã e o poejo. A acompanhar está o pão alentejano e os vinhos do concelho.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Santarém (Portugal)
  • Tarrafal (Cabo Verde)
  • Rhein-Kreis Neuss (Alemanha)
  • Mikolow (Polónia)
  • Tarrafal (Cabo Verde)
  • Lautém (Timor)

Brasão da cidade

Grandola

O brasão da cidade é um escudo de prata com um javali a negro dentado do metal do campo e acompanhado por dois carvalhos a verde. Em chefe está uma cruz da Ordem de Santiago, a vermelho, carregada no cruzamento por um pelicano de ouro, ferido de vermelho, alimentando três filhos no ninho, tudo de ouro realçado de negro, acompanhado por duas torres a negro, abertas e iluminadas do campo. Em contra-chefe está uma faixa ondada de azul. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com a legenda VILA DE GRÂNDOLA a negro.

Municípios do Distrito de Setúbal

Alcácer do Sal Alcochete Almada Barreiro Grândola
Moita Montijo Palmela Santiago do Cacém Seixal
Sesimbra Setúbal Sines
94 Visualizações 1 Total
94 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.