Ericeira

Ericeira é uma vila piscatória, situada no concelho de Mafra, distrito de Lisboa. A vila está inserida na denominada Zona Oeste de Portugal. O nome “Ericeira” significa “terra do ouriço”, numa referência ao ouriço-cacheiro, animal que no passado abundava na zona.

A Ericeira é uma vila bastante antiga, sendo que as primeiras referências ao local remontam ao ano 1000 a.C. No entanto, a vila só foi fundada como Concelho em 1229, através da concessão de um foral.

Foi na vila da Ericeira que, em 1910, D. Manuel II e a restante família real embarcaram para o Brasil, tendo sido forçados a evadir-se do país devido à Instauração da República.

Ao longo dos anos, a atividade económica da vila esteve sempre ligada ao mar, inicialmente devido à pesca, ainda praticada na zona, e mais recentemente com a prática de surf.

A Ericeira é considerada a capital nacional do surf; a longa linha de costa que acompanha a vila torna-a um local propício a atividades ligadas ao mar, especialmente para o surf, devido às condições marítimas propícias a esta atividade desportiva. De entre as diversas praias situadas na vila, destaca-se a praia de Ribeira d’Ilhas, uma das praias locais mais procuradas por surfistas nacionais e internacionais.

A proliferação de atividades ligadas ao surf devido à crescente procura contribuiu grandemente para o desenvolvimento do turismo na vila, o qual tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, existindo diversas escolas e hostels ligados diretamente à prática de surf.

Além das praias, a Ericeira possui outros locais turísticos de interesse, como a Capela de São Sebastião, a Igreja de São Pedro ou o Forte de Nossa Senhora da Natividade, bem como o Palácio Nacional de Mafra, que fica perto da vila.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
574 Visualizações 1 Total
574 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo