Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Constância (Portugal)

Apresentação da vila da Constância e do seu concelho: caracterização sócio-económica, histórica, heráldica, património histórico, edificado e património natural.

Constância é uma Vila portuguesa e sede de concelho pertencente ao distrito de Santarém localizada na região Centro e sub-região do Médio Tejo. Segundo os Censos de 2011, a Vila de Constância conta com 846 pessoas e o município conta com uma área de 80,37 km2 e tem uma população de 4.056 habitantes num total de 3 freguesias, a saber: Constância, Montalvo e Santa Margarida da Coutada. Faz fronteira com os concelhos de Abrantes, Vila Nova da Barquinha e Chamusca.

 

História da Vila:

A história de Constância está intimamente ligada aos rios e às actividades que se podiam realizar neles. Desde o transporte fluvial, à construção e reparação naval à pesca, a localidade gozou de condições geográficas e naturais favoráveis ao crescimento de um Porto que contribuíram para o desenvolvimento de Constância, ou como era chamada desde a Idade Média, Punhete.

Este termo acredita-se que possa derivar da época dos romanos, em que nessa altura, lhe teriam dado o nome de Pugna Tagi – significava “Luta do Tejo”. Este nome advinha da confluência das águas turvas do Rio Zêzere com as águas mais calmas do Rio Tejo. As sugestões obscenas que atribuíam a Punhete fizeram com que fosse pedido a alteração do nome do concelho.

Punhete é elevada à categoria de vila e concelho, em 1571 pelo Rei D. Sebastião que, inclusive, chegou a residir na Torre do Castelo, posteriormente destruído. Mais tarde, a 7 de Dezembro de 1836, coube à rainha D. Maria II proceder à alteração de nome da localidade. Punhete vê o seu nome alterado para “Notável Vila de Constância”. Este novo nome está relacionado com a “constância” do povo daquelas terras na causa liberal sendo uma espécie de homenagem aos locais pela lealdade ao lado e aos ideais liberais.

Com a chegada dos caminhos-de-ferro, no século XIX, Constância vê alterado a sua forma de rendimento principal na Vila levando a um abandono das actividades tradicionais relacionados com o Rio Tejo e perdeu um pouco de predominância sectorial sem prejuízo do seu continuado desenvolvimento. Constância é, também conhecida por Vila Poema, isto porque alguns dos poetas mais proeminentes, como por exemplo, Luís Vaz de Camões, residiram neste concelho. Camões foi, talvez, o mais conhecido que residiu em Constância, chegando mesmo a estar exilado devido a uma relação amorosa que não seria bem vista na altura.

Património Natural e Edificado:

No que respeita ao Património Edificado do Concelho da Constância destaca-se os monumentos relacionados com Camões, como a Casa-memória e o Monumento a Camões. Mas há mais a destacar como a Antiga Cadeia, a Igreja Matriz de Constância e a Igreja da Misericórdia da Constância, o Centro Ciência Viva, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, as Ruínas Romanas de Alcolobre, a Torre do Relógio, o Pelourinho e a Ponte de Santo Antoninho. No que toca ao Património Natural do Concelho da Constância, dá-se relevo ao Jardim-Horto de Camões, à Praia Fluvial e ao Parque Ambiental de Santa Margarida.

 

brasão constanciaBrasão da Vila:

O Brasão da Vila de Constância tem um Escudo azul com uma oliveira de ouro, sustida, arrancada e frutada do mesmo acompanhada de duas romãs de ouro, sustidas e folhadas do mesmo e aberto de vermelho. No contra-chefe, três faixas, duas de prata e uma de azul apontando ao pé do escudo a faixa azul carregada de três peixes de prata. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com a legenda de negro : ” NOTÁVEL VILA DE CONSTÂNCIA “.

 

Acordos de Geminação e Cooperação:

A Vila de Constância conta com 1 acordo de cooperação e geminação, a saber:

  • Fondettes é uma comuna francesa da região administrativa do Centro com mais de 10.000 habitantes (desde 16 de Maio de 1998)
245 Visualizações 1 Total
245 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.