Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Celorico de Basto (Portugal)

Apresentação da cidade de Celorico de Basto e do seu concelho: caracterização sócio-económica, histórica, heráldica, património histórico, edificado e património natural.

Celorico de Basto é uma cidade portuguesa e sede de concelho pertencente ao distrito de Braga localizada na região Norte e sub-região do Tâmega. Segundo os Censos de 2011, a cidade de Celorico de Basto conta com 2 376 pessoas e o município conta com uma área de 181,07 km² e tem uma população de 20 098 habitantes num total de 15 freguesias, a saber: Agilde, Arnoia, Carvalho, Codessoso, Fervença, Moreira do Castelo, Ribas, Vale de Bouro, Rego, Basto S. Clemente, Borba da Montanha, União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe, União de Freguesias de Caçarilhe e Infesta, União de Freguesias de Canedo de Basto e Corgo, União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares. Faz fronteira com os concelhos de Felgueiras, Amarante, Mondim, Fafe e Cabeceiras de Basto.

             arnia-municipio-celorico-de-basto

História da cidade:

O actual território de Celorico de Basto teve as suas origens no início do megalitismo, isto no Neolítico Médio. Como prova disso, podemos apontar o grande conjunto de mamoas do Planalto da Lameira. Da Idade de Ferro, temos vestígios da ocupação castreja destacando-se o povoado de Bouça de Mosqueiros, em Britelo, o Castro/citânia do Ladário, em Ribas, o Castro de Barrega, em Borba e o Castro de Ourilhe. Também a romanização está patente em Celorico de Basto e pode ser encontrada por todo o espaço concelhio. Várias foram as condições propícias à fixação neste território: bom clima, abundância de pastagens e boas águas.

No entanto, a história de Celorico de Basto está também ela muito ligada ao seu castelo construído em Arnóia. Esta Fortaleza, de características medievais, encontra-se em cima de um cabeço, no sopé do qual se localizou, até aos inícios do século XVIII, a primitiva vila de Basto. O papel dos monges da Ordem de São Bento, instalados no mosteiro beneditino de São João de Arnóia, foi muito importante para este território. A construção do mosteiro remonta ao século X e ainda hoje mantém pormenores de origem romano-góticos, como por exemplo no claustro. O foral é concedido ao concelho, em 1520, por D. Manuel I e, passou a sede concelhia, em 1719, por decisão de D. João V de Arnóia para o lugar do Freixieiro, hoje oficialmente Celorico de Basto. Só nos finais do século XIX, princípios do século XX, é que o concelho vê aumentar as suas construções particulares e de comércio, devido às remessas de dinheiro enviadas pelos emigrantes do Brasil.

475a0889526c37736abb9dc157ec17d7

Património Natural e Edificado:

O Ponto de maior destaque do Património Edificado do Concelho de Celorico de Basto é o Castelo de Arnóia e o seu Pelourinho, localizado num ponto ermo da freguesia de Arnóia. Outros pontos de relevo são a Estação de Comboios de Celorico de Basto transformada para a Ecopista, a Estela de Vila Boa, a Casa do Outeiro, a Casa da Boavista e o Solar do Souto. Celorico de Basto é mais rico ainda em Património Natural, com os Parques Lúdicos do Freixieiro e de Boques, 0s Jardins da Quinta do Prado, os Miradouros do Viso e da Gandarela.

 

brasão celorico de bastoBrasão da Cidade:

O Brasão da Cidade de Celorico de Basto é de Escudo prata com um castelo de negro, entre dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde, contra-chefe ondado de azul e prata, de três peças. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda de negro : ” CELORICO DE BASTO “.

 

Acordos de Geminação e Cooperação:

cidade de Celorico de Basto   conta com 3 acordos de cooperação e geminação, a saber:

  • Catanduva é um município brasileiro do Estado de São Paulo com cerca de 121.000 pessoas (desde 1 de Fevereiro de 2015)
  • Houilles é uma comuna francesa nos arredores de Paris com cerca de 30.000 habitantes (desde 13 de Agosto de 2006)
  • Wiltz é uma comuna do Luxemburgo com cerca de 4500 habitantes (desde 25 de Julho de 2004)
521 Visualizações 1 Total
521 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.