Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Casal do Ribeiro (Ourém)

Apresentação da localidade de Casal do Ribeiro (Rio de Couros, Ourém): caracterização sócio-económica e demográfica, história, património histórico e edificado e património natural.

Apresentação da localidade de Casal do Ribeiro

FOTO

(ainda não temos fotografia da localidade… ajude-nos enviando uma ou mais fotos desta localidade para que possamos colocar neste espaço… deverá ser uma fotografia da sua autoria e não deverá possuir direitos de autor… pode enviar para geral@knoow.net)

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Casal do Ribeiro
Classificação: Aldeia/Lugar

População: 141 habitantes (Censos 2011)
Coordenadas: 39°44’51.6″N 8°30’57.3″W
País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Ourém
Freguesia: Rio de Couros e Casal dos Bernardos

….

O Casal do Ribeiro é um lugar da União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, concelho de Ourém, distrito de Santarém. De acordo com os Censos de 2011 do INE, a população residente no Casal do Ribeiro era nesse ano de 141 pessoas.

A localidade é atravessada por diversas estradas e caminhos municipais com ligações a Casal dos Secos, Engenhos, Carvalhal do Meio, Carvalhal de Cima, Casal dos Bernardos e Várzea da Cacinheira. Existem na localidade dois edifícios públicos, nomeadamente uma escola do primeiro ciclo (atualmente desativada) e uma capela.

O casario da localidade, composto exclusivamente por casas individuais, está disperso numa espécie de planalto ao longo das diversas vias rodoviárias que atravessam o lugar. Cada casa é circundada por pequenos quintais onde são cultivados produtos hortícolas, oliveira, vinha e frutos diversos, essencialmente para auto consumo. Existem também, junto à maioria das casas, pequenos “currais” onde são criados diverso tipo de animais (coelhos, galinhas, porcos, ovelhas, cabras, vacas, etc.) também quase exclusivamente para auto consumo. Existem duas ribeiras (Ribeira do Casal do Ribeiro e Ribeira da Salgueira) na localidade, que atravessam dois vales bastante férteis. A Ribeira da Salgueira tem caudal permanente permitindo irrigar o vale durante todo o ano através de canais de irrigação, permitindo o cultivo de culturas de regadio, principalmente milho. Outro produto que até há algum tempo tinha elevada importância na economia da localidade era o pinheiro. Contudo, um violento incêndio em 2006 dizimou quase na totalidade os pinhais que circundavam a localidade acabando com esta fonte de rendimento.

Além da agricultura, a indústria tem também algum peso na economia da localidade, destacando-se a indústria de materiais de construção e a panificação e doçaria. Outra actividade com importância elevada é a indústria da construção civil, que ocupa uma parte substancial da população masculina.

Em termos de organização eclesiástica, a localidade pertence à paróquia de Rio de Couros e diocese de Leiria-Fátima.

Este texto é apenas um resumo. Se conhece bem a localidade, envie-nos um texto sobre a mesma, onde poderá efectuar uma descrição, apresentação da sua história, a toponímia, lendas que lhe estejam associadas, população, e outras informações que julgue pertinentes (exemplo). Poderá enviar também fotografias originais da localidade. No mail que nos enviar, deverá identificar a localidade a que se refere, as eventuais fontes, e identificar-se a si próprio (nome ou pseudónimo). Poderá escrever também sobre localidades que não se encontrem referenciadas na listagem. Contribua e não deixe que a sua localidade fique de fora.
Mail para envio: knoow.net@gmail.com

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
875 Visualizações 1 Total
875 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter