Carrazeda de Ansiães, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Carrazeda de Ansiães é um município português localizado no distrito de Bragança, na região Norte e sub-região do Douro. É um município com 6373 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 279,24 km² e com 14 freguesias. Carrazeda de Ansiães é limitado a norte por Murça e Mirandela, a nordeste por Vila Flor, a leste por Torre de Moncorvo, a sul por Vila Nova de Foz Côa, a sudoeste por São João da Pesqueira e a oeste por Alijó.

As 14 freguesias do concelho de Carrazeda de Ansiães são: Amedo e Zede, Belver e Mogo de Malta, Carrazeda de Ansiães, Castanheiro do Norte e Ribalonga, Fonte Longa, Lavandeira, Beira Grande e Selores, Linhares, Marzagão, Parambos, Pereiros, Pinhal do Norte, Pombal, Seixo de Ansiães e Vilarinho da Castanheira.

História

O concelho tinha a sua sede na antiga vila de Ansiães. A sul da atual sede concelhia estão as suas ruínas, no alto de uma colina, próximo da aldeia de Lavandeira. O foral foi concedido em 1075, tendo o estatuto de vila sido confirmado por alvará de D. João V a 6 de abril de 1734.

No século XIX a sede do concelho foi transferida de Ansiães para Carrazeda e a antiga vila foi abandonada.

Património edificado

Em termos de património edificado, destaca-se no concelho os pelourinhos de Carrazeda de Ansiães, de Ansiães, de Vilarinho da Castanheira e de Linhares, mas também o Castelo de Ansiães ou Castelo de Carrazeda de Ansiães, a Casa de Selores e a Igreja de São Salvador de Ansiães.

Gastronomia

A gastronomia regional inclui pratos recheados, bom vinho de consumo ou o digestivo, “vinho tratado”, fabricado envelhecido em cascos de carvalho. A gastronomia do concelho inclui a marrã (carne de porco assada na brasa), mas também pratos de caça como o javali, perdiz ou coelho à caçador, assim como os peixinhos do rio fritos ou com molho de escabeche, o bacalhau e cabrito assado no forno, feijoada à transmontana ou polvo cozido com batata e couve. Tudo isto sem esquecer o fumeiro local.

Brasão da cidade

logo_1_250_2500

O brasão da cidade é um escudo de prata com um cacho de uvas de púrpura folhado e troncado de verde, acompanhado por dois ramos de oliveira de verde frutados de negro e por quatro espigas de trigo de verde cruzadas nos pés. Em contra-chefe estão três faixas ondadas de azul, a coroa mural é de prata de quatro torres e o listel branco com os dizeres VILA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES a negro.

Municípios do Distrito de Bragança

Alfândega da Fé Bragança Carrazeda de Ansiães Freixo de Espada à Cinta Macedo de Cavaleiros
Miranda do Douro Mirandela Mogadouro Torre de Moncorvo Vila Flor
Vimioso Vinhais
161 Visualizações 1 Total
161 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.