Campo Maior, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Campo Maior

Campo Maior é um município português localizado no distrito de Portalegre, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo. É um município com 8 456 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em três freguesias em 247,20 km². O município é limitado a norte e leste por Espanha, a sueste por Elvas e a oeste por Arronches.

Campo Maior é a terceira maior vila do Alentejo, apenas atrás de Benavente e Grândola.

As três freguesias do concelho de Campo Maior são Nossa Senhora da Expectação, Nossa Senhora da Graça dos Degolados e São João Baptista.

História

Acredita-se que Campo Maior terá sido uma povoação romana, dominada por mouros durante meio milénio e reconquistada por cavaleiros cristãos da família Pérez de Badajoz em 1219. Posteriormente estes cavaleiros ofereceram a aldeia à Igreja de Santa Maria do Castelo. A 31 de maio de 1255, D. Afonso X de Leão e Castela elevou a aldeia a Vila. O primeiro foral aos moradores foi concedido em 1260 por D. Frei Pedro Pérez.

A 31 de maio de 1297, através do Tratado de Alcanises, Campo Maior passa a fazer parte de Portugal, uma vez que até então pertencia a Badajoz.

Em 1512 D. Manuel I concedeu o foral novo à vila de Campo Maior.

Em 1941 o concelho adquire a sua atual divisão em três freguesias.

Património

Como principal património do concelho de Campo Maior temos o Pelourinho de Campo Maior (freguesia de Nossa Senhora da Expectação), a Igreja de Nossa Senhora da Expectação (freguesia de Nossa Senhora da Expectação), Castelo de Campo Maior (freguesia de São João Baptista), Povoado de Santa Vitória de Campo Maior (freguesia de São João Baptista) e Castelo de Ouguela (freguesia de São João Baptista).

Gastronomia

A gastronomia do concelho sofreu as influências de Espanha, mas também da gastronomia portuguesa. Deste modo, destacam-se as sopas de batata, de cação, de tomate e de bacalhau, as migas com entrecosto, o gaspacho, os grãos com carne, a carne de porco à alentejana e a açorda. Todos estes pratos são acompanhados de azeitonas. Na doçaria encontramos a sericaia com ameixas, os tosquiados, os bolos amassados, os nógados e as tortilhas de amêndoa, grão e gila. Para acabar a refeição o característico café,da maior zona industrial de torrefação de café da Península Ibérica.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Ermera (Timor)
  • Campo Maior (Piauí, Brasil)

Brasão da cidade

Campomaior

O brasão da cidade é um escudo de prata com duas palmas de verde cruzadas em aspa com uma quina de Portugal orlada de ouro no cruzamento. As palmas são acompanhadas de quatro leões rompantes de vermelho e linguados de azul com uma espada de prata na mão direita. A coroa mural é de quatro torres. Tem dois listéis brancos respetivamente com os dizeres LEALDADE E VALOR e LEAL E VALOROSA VILA DE CAMPO MAIOR.

Municípios do Distrito de Portalegre

Alter do Chão Arronches Avis Campo Maior Castelo de Vide
Crato Elvas Fronteira Gavião Marvão
Monforte Nisa Ponte de Sor Portalegre Sousel
145 Visualizações 1 Total
145 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.