Bragança (Portugal)

Apresentação da cidade e do município de Bragança

Bragança é uma cidade portuguesa que se situa na região de Trás-os-Montes, na zona Nordeste de Portugal Continental, uma zona também conhecida como «Nordeste Transmontano» e que é o oitavo maior município português.

Bragança

 

FOTO

(ainda não temos fotografia da localidade… ajude-nos enviando uma ou mais fotos desta localidade para que possamos colocar neste espaço… deverá ser uma fotografia da sua autoria e não deverá possuir direitos de autor… pode enviar para geral@knoow.net)

.

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Bragança
Classificação: Cidade, sede de concelho e sede de distrito
População: 35 341 habitantes (censos de 2011)
País: Portugal

Distrito: Bragança

Concelho: Bragança

Freguesia: Bragança

 

 
 
.
.
. .
.

Bragança é uma cidade portuguesa sede de concelho e de distrito com o mesmo nome e que pertence por sua vez à Região de Trás-os-Montes, localizada na zona Nordeste de Portugal Continental, também conhecida como «Nordeste Transmontano». A cidade e município de Bragança é o oitavo maior município em Portugal com cerca de 1 173,57 km2 de área total e com cerca de 35 341 habitantes segundo censos realizados no ano de 2011. O município de Bragança tem um total de trinta e nove freguesias. A extensão de todo o município é limitada a Norte e a Este por Espanha, através da província de Zamora. A Sudeste pelo município de Vimioso, a Sudoeste por Macedo de Cavaleiros e a Oeste pela vila de Vinhais. O município de Bragança é ainda a capital de distrito que se localiza mais a Norte no continente português, a carta de foral da cidade foi atribuída no ano de 1187, o orago da cidade e do município é a Nossa Senhora das Graças e o feriado municipal é celebrado no dia 22 do mês de agosto.

O concelho de Bragança está subdividido em trinta e nove freguesias: Alfaião, Aveleda e Rio de Onor, Babe, Baçal, Carragosa, Castrelos e Carrazedo, Castro de Avelãs, Coelhoso, Donai, Espinhosela, França, Gimonde, Gondesende, Gostei, Grijó de Parada, Izeda, Calvelhe E Paradinha Nova, Macedo do Mato, Mós, Nogueira, Outeiro, Parada e Faílde, Parâmio, Pinela, Quintanilha, Quintela de Lampaças, Rabal, Rebordainhos e Pombares, Rebordãos, Rio Frio e milhão, Salsas, Samil, Santa Comba de Rossas, São Julião de Palácios e Deilão, São Pedro de Sarracenos, Sé, Santa Maria e Meixedo, Sendas, Serapicos, Sortes e Zoio.

História da cidade de Bragança

A história da cidade de Bragança começa na época das povoações de ocupação romana. Os povos celtas batizaram Bragança, fundada no século II a.C, com o nome de Brigância, que sofreu uma influência e alteração latina até se denominar por Bragança. O nome de Bragança é de origem do gentílico mais comum, a denominação de brigantino. Foi destruída quando decorriam as guerras entre os cristãos e os mouros e encontrava-se em território que pertencia ao mosteiro beneditino de Castro de Avelãs quando, no ano de 1130, Fernão Mendes de Bragança a adquiriu. No ano de 1187 o Rei Dom Sancho I concedeu-lhe (à cidade) a carta de foral e no ano de 1199 libertou-a do cerco que lhe impusera o Rei Afonso IX de Leão, passando assim oficialmente a cidade a ser chamada de Bragança. No ano de 1442 o regente Dom Pedro elevou a cidade de Bragança a cabeça de ducado concedido ao seu irmão ilegítimo, Dom Afonso, 8º Conde de Barcelos. No ano de 1445 Bragança recebeu uma feira franca e no ano de 1464 foi oficialmente elevada à categoria de cidade através do Rei Dom Afonso V. Em 1770 a cidade de Bragança tornou-se sede de uma diocese e passou a ter consigo, desde 1780, a diocese de Miranda, com sede na cidade de Bragança e por isso com a designação oficial de «Diocese Bragança e Miranda». Por fim, em termos de história da cidade, no ano de 1919, mais concretamente no mês de Abril, foi feita Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Património Natural e Edificado de Bragança

castelo de bragança

Castelo de Bragança

A cidade de Bragança tem variados pontos turísticos de interesse que formam um conjunto de monumentos e locais emblemáticos da cidade, entre eles:

  • A Atalaia de Candaira, na freguesia do Baçal
  • A Igreja de Castro de Avelãs, na freguesia de Castro de Avelãs
  • As ruínas da Capela da Senhora da Hera, na freguesia da Espinhosela
  • Pelourinho de Faílde e Carrocedo, em Faílde
  • Ponte Velha, na freguesia de Gimonde
  • Ponte da Frieira, na freguesia do Macedo do Mato
  • Igreja Matriz do Outeiro, na freguesia do Outeiro
  • Edifício do antigo Paço Episcopal de Bragança
  • Museu do Abade de Braçal
  • Castelo de Bragança
  • Antigos Paços Municipais de Bragança ou Dommus Municipalis
  • Sé Velha de Bragança

A cidade e município de Bragança possuem ainda muitos outros edifícios e sítios (naturais ou edificados) emblemáticos.

Alguns serviços e curiosidades da cidade de Bragança

  • Cultura

Na cidade e município de Bragança existem várias instituições de caracter cultural e artístico tais como o Centro de Arte Contemporânea Graça de Morais, uma conhecida artista, o Centro de Fotografia Georges Dussaud, o Centro Ciência Viva de Bragança, Teatro Municipal de Bragança, Museu Ibérico da Máscara e do Traje, Museu do Abade de Baçal e Museu Militar, no Castelo de Bragança.

  • Transportes

Na cidade de Bragança existem vários meios de transporte e várias vias por onde se pode circular, entre as quais as estradas IP 4, EN15 e a autoestrada número 4. A nível de transportes aéreos, Bragança tem um Aeródromo e não tem, mas já teve, linha ferroviária, até ao ano de 1990, quando a linha do Tua foi encerrada.

  • Desporto

A nível desportivo, em Bragança, o maior representante que a cidade tem é o Grupo Desportivo de Bragança, um clube português fundado no na de 1943 e que já formou jogadores que nos dias de hoje treinam, jogam e representam clubes da primeira liga de futebol portuguesa tais como o jogador Pizzi, que joga atualmente pelo Sport Lisboa e Benfica.

  • Figuras notáveis da cidade de Bragança

Dom Mendo Alão, Abade de Baçal, Augusto Moreno e Cavaleiro Ferreira

Brasão da cidade

brasão de bragança

O Brasão da cidade de Bragança é colorido a vermelho, com um castelo de outro aberto e iluminado em tons e azul sendo que a torre central está carregada com 5 escudetes de Portugal antigo. Tem 5 estrelas de ouro alinhadas em faixa, a encimar o castelo e o escudo ornado com o colar da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Acordos de Geminação

Atualmente a cidade de Bragança possui acordo de geminação com várias localidades estrangeiras, entre as quais:

  • Les Pavillons-sous-bois, Seine Saint Denis, em França
  • Gallicano, Toscana, em Itália
  • Água Grade, São Tomé, em São Tomé e Príncipe
  • Leão, Castela e Leão, em Espanha
  • La Bañeza, Castela e Leão, em Espanha
  • Zamora, Castela e Leão, em Espanha
  • Bragança Paulista, São Paulo, no Brasil
250 Visualizações 1 Total
250 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo