Benavente, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Benavente

Benavente é um município português localizado no distrito de Santarém, na região do Alentejo e sub-região do Ribatejo. É um município com 29 019 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 521,38 km². O município é limitado a norte por Azambuja, a nordeste por Salvaterra de Magos, a leste por Coruche, a sudeste pela zona secundária do Montijo, a sul por Palmela e Alcochete, a sudoeste pelo Estuário do Tejo e a noroeste por Vila Franca de Xira.

As quatro freguesias do concelho de Benavente são Barrosa, Benavente, Samora Correia e Santo Estêvão.

História

A povoação de Benavente surgiu em 1199 com a fixação de colonos estrangeiros na margem a sul do rio Tejo. Subordinada à Ordem de Calatrava, a povoação foi constituída sob a égide e senhorio desta ordem militar.

O foral antigo foi concedido por D. Paio ou Pelágio, mestre da Ordem Militar de Évora, a 25 de março de 1200. Mais tarde esse foral foi confirmado por D. Sancho I em 1218. D. Manuel concedeu-lhe o foral novo a 16 de janeiro de 1516.

Património

Em termos de património/arquitetura civil, é importante referir o Pelourinho de Benavente e a fachada do antigo Palácio de D. Miguel, localizado na freguesia de Samora Correia.

No que ao património religioso diz respeito podemos mencionar o Cruzeiro e Adro do Largo do Calvário, na freguesia de Benavente, e a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, na freguesia de Samora Correia.

Gastronomia

Para quem visita este concelho do distrito de Santarém pode provar uma gastronomia tradicional e saborosa, na qual se destacam pratos como o cozido bravo, as migas com entrecosto, a açorda de sável, o ensopado de enguias, as enguias fritas, o torricado de bacalhau e a sopa de castanhas. Para terminar a refeição não deixe de saborear o bolo podre, as delícias de batata e o arroz doce.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Paúl (Cabo Verde)
  • Região Autónoma do Príncepe (S. Tomé e Príncipe)

Brasão da cidade

Benavent

O brasão da cidade é um escudo de prata com uma cruz florenciada de verde, vazia de campo, ladeada por duas travas de vermelho em pala e acompanhada por uma bandeira quadrada, requífada em faixa de prata e de verde, franjada e realçada de negro, desfraldada, para a sinistra no chefe e com a haste e lança de negro colocada em pala. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda BENAVENTE a negro.

Municípios do Distrito de Santarém

Abrantes Alcanena Almeirim Alpiarça Benavente
Cartaxo Chamusca Constância Coruche Entroncamento
Ferreira do Zêzere Golegã Mação Ourém Rio Maior
Salvaterra de Magos Santarém Sardoal Tomar Torres Novas
Vila Nova da Barquinha
109 Visualizações 1 Total
109 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.