Barreiro, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município do Barreiro

Barreiro é um município português localizado no distrito de Setúbal, na região da Pensínsula de Setúbal. É um município com 78 764 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 36,39 km². O município é limitado a leste pela Moita, a sudeste por Palmela, a sul por Setúbal e Sesimbra, a oeste pelo Seixal e a norte pelo rio Tejo e pelo seu estuário. Na outra margem localiza-se a cidade de Lisboa.

As quatro freguesias do concelho do Barreiro são Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Barreiro e Lavradio, Palhais e Coina e Santo António da Charneca.

História

Esta cidade teve origem numa aldeia ribeirinha repovoada após a reconquista, sob a égide dos Cavaleiros da Ordem de Santiago da Espada. Os seus povoadores dedicavam-se às atividades piscatórias e da extração do sal. A elevação a vila decorreu em 1521.

O desenvolvimento do Barreiro decorreu principalmente na segunda metade dos anos 1800, com a exploração das linhas férreas até Vendas Novas e até Setúbal. Assim, tornou-se uma moderna vila industrial e operária.

O Barreiro foi elevado a cidade a 28 de junho de 1984.

Património

O património deste concelho do distrito de Setúbal inclui:

  • Convento da Madre de Deus da Verderena
  • Teatro-Cine Barreirense
  • Portal Manuelino da Ermida de São Sebastião
  • Edifício dos Paços do Concelho
  • Igreja da Misericórdia do Barreiro
  • Real Fábrica de Vidros de Coina
  • Igreja de Nossa Senhora da Graça de Palhais

Gastronomia

A situação geográfica do Barreiro influenciaram a sua gastronomia ao longo dos anos. Com costumes ribeirinhos a oferta de pratos de peixe é variada, preservando as memórias e os recursos da faina dos rios. Assim, pode provar caldeiradas de enguias ou à fragateiro, massadas de peixe do rio e capatalhanas de safio.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Stara Zagora (Bulgária)
  • Lódz (Polónia)

Brasão da cidade

Barreiro2

O brasão da cidade é um escudo de prata, nó aberto de corda, de verde, posto em faixa e movente dos flancos. Em chefe uma cruz de Santiago, de púrpura, acompanhada à dextra de uma roda de indústria, de verde, e à sinistra de um cacho de uvas de púrpura folhado de verde. Uma conta, duas faixetas ondadas de azul, onde navega uma muleta de negro, realçada de ouro, vestida de vermelho mastreada e encordoada de negro. A coroa mural é de cinco torres de prata e o listel é branco com as letras CIDADE DO BARREIRO a negro.

Municípios do Distrito de Setúbal

Alcácer do Sal Alcochete Almada Barreiro Grândola
Moita Montijo Palmela Santiago do Cacém Seixal
Sesimbra Setúbal Sines
47 Visualizações 1 Total
47 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.