Avis, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Avis

Avis é um município português localizado no distrito de Portalegre, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo. É um município com 4 571 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em seis freguesias em 605,97 km². O município é limitado a nordeste por Alter do Chão, a leste por Fronteira, a sul por Sousel e Moura e a noroeste por Ponte de Sor.

As seis freguesias do concelho de Avis são Alcórrego e Maranhão, Aldeia Velha, Avis, Benavila e Valongo, Ervedal e Figueira e Barros.

História

A vila de Avis, terra de D. João I, teve um papel fundamental na história da construção do nosso país, uma vez que foi a sede de uma das mais importantes Ordens Militares, mas também porque deu nome à mais emblemática dinastia portuguesa.

A primeira referência ao lugar de Avis data de documentos do século XIII quando ali foi sediada a Ordem Militar de Avis. Esta Ordem usufruia de um forte poder secular e religioso na vila.

Património

O património desta vila cheia de história inclui:

  • Castelo de Avis: a sua edificação prende-se com a instalação da Ordem Militar de São Bento de Avis na região do Alentejo
  • Conjunto do antigo Convento da Ordem de Avis
  • Pelourinho de Avis: localiza-se na Praça Serpa Pinto, num jardim público próximo da Igreja Matriz
  • Lápide da Igreja de Benavila
  • Anta da Herdade da Ordem

Gastronomia

A gastronomia deste concelho reflete a tradicional gastronomia alentejana, assente nos produtos típicos e nos saberes antigos. Em tempos esta foi uma região de trigo e de grandes planícies onde os porcos pastavam livremente. Por isso, o pão, o porco e o azeite são a base desta gastronomia, numa perfeita combinação com as ervas aromáticas, como coentros, salsa, rosmaninho, orégãos, poejo e hortelã.

Alguns dos pratos que pode provar neste concelho são os ovos mexidos com espargos selvagens, os pimentos assados, os torresmos, a açorda e as migas. Além disso, a sopa é um prato obrigatório: gaspacho, sopa de cação, sopa de bacalhau, sopa de tomate.

Brasão da cidade

Avis

O brasão da cidade é um escudo de prata com uma cruz florenciada de verde, tendo sobre o cruzamento um escudete de ouro com uma árvore de verde, troncada e arrancada de negro. Esta árvore arrematada por uma águia aberta de negro. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE AVIS a negro.

Municípios do Distrito de Portalegre

Alter do Chão Arronches Avis Campo Maior Castelo de Vide
Crato Elvas Fronteira Gavião Marvão
Monforte Nisa Ponte de Sor Portalegre Sousel
60 Visualizações 1 Total
60 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.