Aveiro

Apresentação da cidade de Aveiro

Aveiro é uma cidade portuguesa que se situa na Região Centro de Portugal, na sub-região do Baixo Vouga e subdivide-se em dez freguesias totais.

 

Aveiro

 

Aveiro
.

FICHA DA LOCALIDADE

 Localidade: Aveiro
 Classificação: Cidade, sede de concelho e sede de distrito
 População: 55. 000 habitantes (censos de 2011)
 Coordenadas: 40º 38’25.8’’N 8º39’13.6’’W
 País: Portugal
 Distrito: Aveiro

 Concelho: Aveiro

 Freguesia: Aveiro

.
.
. .
.

Aveiro é uma cidade portuguesa sede de concelho e de distrito com o mesmo nome e que pertence à região Centro e à sub-região do Baixo Vouga. Aveiro tem uma população total de 55 mil habitantes ou por volta de 78 450 mil habitantes se for considerado o perímetro de expansão urbana do município de Aveiro. O município de Aveiro está dividido em dez freguesias e é limitado a Norte pelo município da Murtosa (através da Ria de Aveiro e por terra), a nordeste está limitado por Albergaria-a-Velha, a Sul por Oliveira do Bairro e a sudeste por Vagos e por Ílhavo (também através de terra e da Ria de Aveiro). Aveiro é ainda banhado pelo Oceano Atlântico no litoral e a oeste através da freguesia de São Jacinto. A área de Aveiro é de cerca de 197.58 km2 e a cidade fica situada a cerca de 60 km a noroeste de Coimbra, a 70 km a sul do Porto e a 85 km oeste de Viseu.

Aveiro subdivide-se em dez freguesias, nomeadamente: Aradas, Cacia, Eixo e Eirol, Esgueira, Glória e Vera Cruz, Oliveirinha, Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, Santa Joana, São Bernardo e São Jacinto. O distrito de Aveiro é um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e também turístico.

História da cidade de Aveiro

A cidade de Aveiro, conhecida até aos dias de hoje pela proximidade à Ria de Aveiro – uma fonte importante de rendimento, trabalho e exploração de recursos feitos pelas gentes da cidade – sofreu uma forte instabilidade nos finais do século XVI e nos princípios do século XVII quando a utilização do porto de Aveiro ficou interdita por causa do fecho do canal da ria de Aveiro. Desta maneira o Porto ficou interdito e as águas estagnaram e provocaram uma grande diminuição do número de habitantes; Muitos emigraram, criaram os seus próprios postos de trabalho em póvoas piscatórias ao longo da costa litoral portuguesa e com consequência a zona de Aveiro sofreu uma grande crise económica e também social. Nessa altura, de crise, foi construída na cidade a Igreja da Misericórdia.

No ano de 1759, D. José I elevou Aveiro a cidade. Aveiro ainda foi denominado de «Nova Bragança», no entanto, com a queda do poder de Marquês de Pombal, quando D. Maria I se tornou rainha de Portugal, em 1777, Aveiro voltou à sua designação anterior e à designação que tem nos dias de hoje. Em março do ano de 1919 foi feita Oficial da Ordem Militar da Torre e da Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e em março de 1998 Membro – Honorário da Ordem da Liberdade.

Património Natural e Edificado

A cidade de Aveiro tem variados pontos turísticos de interesse que formam um conjunto de monumentos e locais emblemáticos da cidade tais como:

  • Mosteiro de Jesus, que acolhe o Museu de Santa Joana e que está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
  • A Sé Catedral de Aveiro, também conhecida como Igreja de São Domingos de Aveiro.
  • A Igreja da Misericórdia de Aveiro
  • A Capela de São Gonçalinho, construída em 1714 sob a invocação de São Gonçalo, a quem é atribuído o poder de curar doenças ósseas e resolve problemas conjugais.
  • Igreja das Carmelitas ou Igreja de São João Evangelista.

Aveiro possuí também outros edifícios e sítios emblemáticos como a Praça do Peixe, o edifício da Câmara Municipal, a Igreja do Convento do Carmo, o Teatro Aveirense, a Estação de Comboios, a Casa onde nasceu Fernando Pessa, na Rua do Carmo, o Museu Arte Nova, o Museu de Santa Joana, entre outros. Outro dos pontos e símbolos de interesse da cidade são os moliceiros, o nome dos barcos que na Ria de Aveiro e que eram usados originalmente na apanha do moliço. Hoje são usados para fins turísticos como passeios nos canais da ria.

Moliceiros de Aveiro

Moliceiros de Aveiro

 

Educação, Transportes, Gastronomia e Desporto em Aveiro

  • Educação:

A cidade de Aveiro é servida por várias escolas primárias e escolas de ensino básico (2º e 3º ciclos) e de ensino secundário. Possui também uma escola de formação profissional em turismo e uma escola profissional (EFTA) com oferta de vários cursos. A nível de ensino superior a cidade destaca-se pela Universidade de Aveiro – que possui por sua vez escolas de saúde, de tecnologia e de gestão, contabilidade e administração, design, entre outras – pelo ISCAA – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, pelo ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração.

  • Transportes:

Na questão relativa aos transportes na cidade de Aveiro destaca-se a Estação Ferroviária de Aveiro que é o ponto focal na Linha do Norte que tem comboio pendulares, Intercidades e urbanos ou suburbanos. A cidade conta ainda com várias estradas e autoestradas e o Porto de Aveiro. Outro dos destaques vai para a BUGA – Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro – uma iniciativa inédita em Portugal e que pretende fomentar um estilo de vida mais saudável nos habitantes (e visitantes) da cidade.

BUGA - Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro

BUGA – Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro

Estação Ferroviária de Aveiro

Estação Ferroviária de Aveiro

  • Gastronomia:

De destacar os famosos Ovos-moles de Aveiro e os seus derivados: castanhas de ovos, fios de ovos e lampreias de ovos. Além dos ovos-moles destacam-se as Bolachas Americanas e as Tripas Doces, as raivas e a caldeirada de enguias. Os pratos e doces mais típicos da região de Aveiro são as regueifas, a vitela assada, o leitão à bairrada (Anadia, Mealhada, Oliveira do Bairro e Águeda), o Pão de Vale de Ílhavo e vários pratos de Bacalhau e Marisco.

Ovos Moles tradicionais de Aveiro

Ovos Moles tradicionais de Aveiro

  • Desporto:

A cidade é conhecida por ter vários clubes e se dedicar a várias modalidades. O clube mais conhecido da terra é o Sport Clube Beira-Mar e a cidade é ainda servida pelo conhecido estádio municipal de Aveiro, construído para acolher os jogos do Europeu de Futebol de 2004. Destaca-se também o antigo Estádio Mário Duarte.

Estádio Mário Duarte

Estádio Mário Duarte

Estádio Municipal de Aveiro

Estádio Municipal de Aveiro

Brasão da Cidade

brasao de aveiro

A Brasão de Armas da cidade de Aveiro é verde, com uma águia estendida de prata, armada bicada em tons de vermelho, carregada de um escudete das quinas das armas nacionais de Portugal e acompanhada de um sol de ouro à direita e de uma lua de prata, à esquerda. As armas cercadas pelo colar da Ordem da Torre e Espada. Tem ainda uma coroa mural de cinco torres.

Acordos de geminação

Atualmente a cidade de Aveiro possui acordo de geminação com várias localidades nacionais e estrangeiras, nomeadamente:

  • Arcachon, Gironda,  França
  • Belém, Pará, Brasil
  • Bourges, Cher,  França
  • Caracas, Distrito Capital, Venezuela
  • Ciudad Rodrigo, Castela e Leão,  Espanha
  • Cubatão, São Paulo,  Brasil
  • Inhambane, Inhambane,  Moçambique
  • Newark, New Jersey,  Estados Unidos da América
  • Oita, Oita, Japão
  • Papagou – Cholargos, Atenas Setentrional, Grécia
  • Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Pemba, Cabo Delgado, Moçambique
  • Santa Cruz, Ilha de Santiago, Cabo Verde
  • Santo António do Príncipe, Pagué, São Tomé e Príncipe
  • Viana do Castelo, Distrito de Viana do Castelo, Portugal
118 Visualizações 1 Total
118 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo