Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Atouguia (Ourém)

Atouguia é uma aldeia e sede de freguesia portuguesa, pertencente ao concelho de Ourém, distrito de Santarém. De acordo com os Censos de 2011 do INE, a população residente na Atouguia era nesse ano de 362 pessoas. Quanto à freguesia, e novamente de acordo com os Censos de 2011, a  sua população era de 2.454 habitantes distribuídos por 12 pequenas aldeias. A área total da freguesia é de 19,55 km2, dos quais 12% com ocupação humana, 25% com ocupação agrícola e 36% com ocupação florestal.

Além de Atouguia, fazem parte da freguesia as localidades de Alveijar, Casal Branco, Casal Novo, Escandarão, Fontaínhas da Serra, Gabrieis, Mourã, Murtal, Pinhel, São Sebastião, Vale da Perra, Vale de Leiria, Várzea e Zambujal.

História da Atouguia e da sua freguesia

Apesar das inexistência de evidências arqueológicas, acredita-se que a região da Atouguia fosse já habitada há vários milénios. Certa é a estação romana de Coinas, que se pensa ter sido uma antiga vila, a qual é digna do reconhecimento nacional documentado por um belo painel de mosaicos incorporado pelo Museu Nacional de Arqueologia. De destacar também os topónimos “Escandarão,” “Zambujal” e “Alveijar” que sugerem presença Árabe nos territórios que atualmente integram a freguesia.

De acordo com a memória colectiva, Zambujal foi a terra de nascimento de Santa Teresa de Ourém em 1220, uma figura lendária responsável, segundo as gentes da terra, pelo cometimento de milagres em vida e após a morte, a 3 de Setembro de 1266.

Referência também para a capela de S. Sebastião, localizada no extenso vale a montante do castelo de Ourém. Desconhece-se a data da sua fundação, mas a tradição oral afiança que por ali pernoitaram as tropas de D. Nuno Álvares Pereira e D. João I a 11 de Agosto de 1385, aquando da marcha para a batalha de Aljubarrota. No séc. XVII já sofria do estado de ruína, e hoje, após os ataques das invasões francesas acrescidas à acção do tempo, o edifício ainda persiste.

Atividades Económicas

A dureza dos solos, caracterizados pela predominância do calcário, desde cedo impuseram sábias estratégias de captação, armazenamento e abastecimento de água denunciadas pela constância de fontes, engenhos, cisternas e cisternões, ou até pelos os topónimos “Fontaínhas,” “Fonte da Mourã,” e “Poço do João Loução”.

Atualmente a Atouguia caracteriza-se pela aposta numa indústria modernizada e diversa, incluindo a transformação de madeiras, construção e obras públicas, conciliando-a com a tradição da vinha que reveste as encostas mais soalheiras, e do azeite cuja ancestralidade é materializada por oliveiras e engenhos seculares.

Das infra-estruturas sociais (Extensão do centro de Saúde, Biblioteca Pública…), passando pelas instalações desportivas, ou até pelos parques e jardins de lazer, a freguesia conta hoje com uma panóplia de incentivos ao bem-estar e dinamismo da comunidade.

Brasão da freguesia

Armas – Escudo de ouro, bandeira quadrada de vermelho, carregada com uma cruz flordelisada de prata, aberta do campo, com haste de negro; em chefe, dois ramos de açucenas de verde, floridos de prata, passados em aspa; em ponta, um ramo de oliveira, posto em faixa, folhado de verde e frutado de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “ ATOUGUIA – OURÉM “.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

320 Visualizações 6 Total
320 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo