Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Assentiz (Torres Novas)

Apresentação da localidade de Assentiz (Torres Novas): caracterização sócio-económica e demográfica, história, património histórico e edificado e património natural.

Apresentação da localidade e freguesia de Assentiz

Assentiz (também grafado Assentis) é uma aldeia e sede da freguesia com o mesmo nome, pertencente ao concelho de Torres Novas, distrito de Santarém. De acordo com os Censos de 2011 do INE, a população residente na aldeia era nesse ano de 350 pessoas.

Relativamente à freguesia, esta é constituída por 15 localidades, nomeamente: Assentiz, Bezelga de Baixo, Bezelga de Cima, Carvalhal do Pombo, Casais da Igreja, Casal da Fonte, Charruada, Fungalvaz, Moreiras Grandes, Moreiras Pequenas, Outeiro Grande, Outeiro Pequeno, Pimenteiras, Vales de Baixo, Vales de Cima, Casal Vale Prior, Cruz de Pedra, Serrada Nova, Alvorão. Segundo os censos de 2011, a freguesia de Assentiz tinha uma população residente de 2.921 habitantes, distribuídos por uma área total de 32,82 km².

História da Localidade e da sua Freguesia:

De acordo com a lenda, terá ocorrido no atual território da freguesia, durante a ocupação Romana, uma carnificina de cristãos por parte dos Romanos. A dar algum crédito à lenda, foram encontradas numerosas ossadas na extinta cidade de Concórdia, uma cidade da Lusitânia, e que presumivelmente seriam dos mártires cristãos mortos pelos Romanos. Desta carnificina teria surgido o topónimo ‘Sentiz’, mais tarde ‘Assentiz’, derivado da expressão latina ‘Loco de Sanctis’. Em Bezelga (antiga cidade de Besulci), um dos vários lugares da freguesia, foi encontrada uma coluna de pedra trabalhada em espiral, o que comprova a presença de populações na região desde o período Romano.

Relativamente à criação da freguesia, refere Artur Gonçalves na sua obra «Mosaico Torrejano» que Assentiz foi a primeira freguesia não só no termo de Torres Novas como das circunvizinhanças, pelo que se pode admitir que a sua fundação tenha ocorrido nos primeiros séculos da nacionalidade.

Locais de Interesse Turístico:

Os principais locais de interesse turístico de Assentiz são a sua igreja-matriz em honra de Nossa Senhora da Purificação, e as inúmeras capelas seculares das restantes povoações da freguesia. Um destaque também os dois cruzeiros, localizados em Assentiz e em Carvalhal do Pombo.

Heráldica

  • Brasão – Escudo de vermelho, uma oliveira arrancada, folhada e frutada de sua cor, entre duas mós de moinho de ouro, alinhadas em faixa. assentis-01
  • Coroa mural de prata de três torres.
  • Listei branco com a legenda a negro: «ASSENTIS».
  • Bandeira – Esquartelada de verde e amarelo, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Significado dos símbolos: Assentiz é a freguesia que detinha, quase sempre, os maiores índices de produção de azeite de todo o concelho de Torres Novas, bem como o maior número de lagares. Esta importante riqueza agrícola está presente na representação da oliveira e das suas pedras de lagar.

.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

.

..

136 Visualizações 1 Total
136 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo