Anadia, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Anadia é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região Centro e sub-região do Baixo Vouga. É um município com 29 150 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 216,64 km² e com 10 freguesias. Anadia é limitado a norte por Águeda, a leste por Mortágua, a sul por Mealhada, a sul e oeste por Cantanhede e a noroeste por Oliveira do Bairro.

As 10 freguesias do concelho de Anadia são: Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas, Arcos e Mogafores, Avelãs de Caminho, Avelãs de Cima, Moita, São Lourenço do Bairro, Sangalhos (vila), Tamengos, Aquim e Óis do Bairro, Vila Nova de Monsarros e Vilarinho do Bairro.

História

Antes do domínio romano são poucos os documentos que comprovam o povoamento do concelho de Anadia, uma vez que carecem de comprovação alguns vestígios alegadamente do Paleolítico, do Neolítico e da Idade do Ferro. No entanto, os vestígios da presença romana são evidentes e encontram-se um pouco por todo o concelho.

Sendo um concelho com quase cinco séculos de história, Anadia sofreu várias alterações de caráter administrativo que resultaram na sua organização atual. Em 1210, D. Sancho I concedeu o foral ao concelho de Ferreiros, Fontemanha e Vale de Avim, povoações que integram a atual freguesia da Moita. É no início do século XVI, em 1514, que D. Manuel I criou formalmente os concelhos de Anadia, Avelãs de Cima, Vilarinho do Bairro, Carvalhais, São Lourenço do Bairro, Aguim, Sangalhos, Pereiro, Óis do Bairro, Mogofores, Avelãs de Caminho, Boialvo e Vila Nova de Monsarros.

No século XX o concelho de Anadia foi adquirindo a sua divisão atual.

Património edificado e natural

Ao nível do património edificado destaca-se o Pelourinho de São Lourenço do Bairro, o Palácio da Graciosa, o Palácio Foz de Arouce, a Igreja Matriz de Arcos, a Igreja Matriz da Moita, a Igreja de São Pedro, a Igreja Matriz de Sangalhos, o Santuário Maria Auxiliadora, a Casa da Quinta do Tanque, a Capela de Nossa Senhora das Neves e Fontanário, a Capela de Nossa Senhora da Piedade, o Paço de Óis, a Casa de António Seabra e a Capela de Nossa Senhora das Lezírias.

O termalismo é uma das principais atrações de Anadia. As termas da Curia incluem um parque que, para além do hotel, tem um lago artificial, diversas pontes, campos de jogos e casa de chá. Já as termas do Vale da Mó são conhecidas pela qualidade das suas águas, ricas em ferro e magnésio.

Gastronomia

O prato mais popular da gastronomia de Anadia é o leitão da Bairrada, tradicional da região. Além disso, é possível provar cabidela de leitão, sarrabulho e negalhos, assim como o bacalhau à Senhor Prio de Tamengos. Na doçaria incluem-se o arroz doce, a aletria, as barrigas de freira e os amores da Curia. Todos estes pratos são acompanhados pelos vinhos típicos da região.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Boa Vista, Ilha da Boa Vista (Cabo Verde)
  • Catió, Tombali (Guiné-Bissau)
  • Diaobé-Kabendou, Kolda (Senegal)
  • Jurmala, Região de Riga (Letónia)
  • São Lourenço dos Órgãos, Ilha de Santiago (Cabo Verde)
  • Villecresnes, Val-de-Marne (França)

Brasão da cidade

Anadia

O brasão da cidade é um escudo de negro, com uma vide de prata com dois ramos passados em aspa, folhados de verde, e frutado de dois cachos de uvas de púrpura, uma de cada lado. A coroa mural de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres ANADIA a negro.

Municípios do Distrito de Aveiro

Águeda Albergaria-a-Velha Anadia Arouca Aveiro
Castelo de Paiva Espinho Estarreja Ílhavo Mealhada
Murtosa Oliveira de Azeméis Oliveira do Bairro Ovar Santa Maria da Feira
São João da Madeira Sever do Vouga Vagos Vale de Cambra
158 Visualizações 1 Total
158 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.