Alvito

Apresentação da vila alentejana de Alvito: localização, geografia, demografia, história, principais locais de interesse turístico, …

Apresentação da localidade de Alvito

Situado no Baixo Alentejo, distrito de Beja, Alvito é um pequeno concelho com aproximadamente 2500 habitantes e uma área de cerca de 265km2.

O Concelho de Alvito divide-se em apenas 2 Freguesias (Alvito e Vila Nova da Baronia), sendo delimitado a norte pelo concelho de Viana do Alentejo, a Sul pelo concelho de Ferreira do Alentejo, a Este por Cuba e a Oeste pelo concelho de Alcácer do Sal.

Este é mais um dos concelhos alentejanos que ao longo dos anos tem vindo a perder população, sendo o ano de 1960 o que teve mais habitantes (cerca de 4850).

No que concerne à história deste concelho crê-se que o mesmo foi habitado desde a idade do Cobre, do Bronze e do Ferro devido aos inúmeros vestígios arqueológicos encontrados ao longo dos anos na região, sendo mais tarde ocupado por Romanos, Visigodos e Muçulmanos.

Apenas no ano de 1234 que Alvito foi reconquistada pelos portugueses, fazendo parte do território nacional e sendo considerada uma vila bastante ocupada para a época em questão.

Alvito viria a ganhar ainda um lugar de destaque na história nacional por ser a primeira baronia (uma das freguesias é Vila Nova da Baronia, talvez por este facto) a ser constituída em Portugal, sendo o primeiro barão de Portugal Dr. João Fernandes da Silveira, altura em que a povoação volta a crescer e se torna um dos mais importantes centros políticos-económicos da região alentejana, como ainda provam os diversos monumentos espalhados pela vila. Desses monumentos destaca-se o Castelo/ Pousada de Alvito e o seu Pelourinho, a Igreja Matriz e os Paços do Concelho.

Relativamente ao clima o mesmo é caracterizado por ser um clima mediterrânico, com precipitações baixas ocorrendo principalmente no Inverno, sendo durante o verão um clima bastante seco e quente podendo atingir os 35º Celsius.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
67 Visualizações 2 Total
67 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo