Alter do Chão, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Alter do Chão

Alter do Chão é um município português localizado no distrito de Portalegre, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo. É um município com 3 562 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 362,07 km². O município é limitado a norte pelo Crato, a sueste por Monforte, a sul por Fronteira, a sudoeste por Avis e a oeste por Ponte de Sor.

As quatro freguesias do concelho de Alter do Chão são Alter do Chão, Chancelaria, Cunheira e Seda.

História

O concelho foi fundado em 1232 no reinado de D. Sancho II, com a atribuição do foral. Outros reis atribuíram foral a Alter do Chão, nomeadamente D. Dinis, em 1293. Em 1512 teve nove foral outorgado por D. Manuel.

Património

Em relação ao património arqueológico de Alter do Chão pode visitar a Estação Arqueológica de Alter do Chão.

Em termos de património/arquitetura civil, é importante referir:

  • Ponte de Vila Formosa
  • Chafariz da Praça da República
  • Casa do Álamo
  • Pelourinho de Alter do Chão

Com um importante património militar, neste concelho pode encontrar o Castelo de Alter do Chão, as Fortificações de Alter Pedroso e o Castelo de Seda.

Por fim, já no que ao património religioso diz respeito podemos mencionar a Igreja do Convento de Santo António, a Igreja do Senhor Jesus do Outeiro e a Capela de Santo António dos Olivais.

Gastronomia

A gastronomia alterense é um fator de diferenciação do concelho. Aqui, as ervas aromáticas desempenham um papel importante, nomeadamente o açafrão, que é a estrela do saboroso arroz amarelo que acompanha o ensopado de borrego, um dos pratos mais tradicionais deste concelho. Pode ainda provar a sopa de tomate, a sopa de cachola alentejana, o sarrapatel (uma sopa à base de miúdos do borrego, sangue e pão), a sopa de cação, as beldroegas com ovo, a açorda com ovo, as migas de pão com entrecosto frito e as filhoses alentejanas.

Brasão da cidade

Alterdoc

O brasão da cidade é um escudo cortado de prata e de negro. No primeiro, um castelo de vermelho, aberto e iluminado de negro acompanhado de duas quinas de Portugal. No segundo uma fonte de ouro realçada de negro repuxando de prata aguada de azul, acompanhada de duas flores-de-lis de ouro. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE ALTER DO CHÃO a negro.

Municípios do Distrito de Portalegre

Alter do Chão Arronches Avis Campo Maior Castelo de Vide
Crato Elvas Fronteira Gavião Marvão
Monforte Nisa Ponte de Sor Portalegre Sousel
135 Visualizações 1 Total
135 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.