Almodôvar

Apresentação da vila alentejana de Almodôvar: localização, geografia, demografia, história, principais locais de interesse turístico, …

Apresentação da localidade de Almodôvar

Localizada numa planície no Baixo Alentejo, Almodôvar é uma Vila sede de concelho com o mesmo nome pertencente ao Distrito de Beja.almodovar-01

A nível demográfico Almodôvar conta com cerca de 7450 habitantes numa área de pouco mais de 777km2, distribuídos por 6 freguesias (Aldeia dos Fernandes, Almodôvar e Graça dos Padrões, Rosário, São Barnabé, Santa Clara a Nova e Gomes Aires e Santa Cruz), sendo delimitada a norte pelo concelho de Castro Verde, a sul por Loulé (concelho algarvio), a oeste por Ourique e a este por Alcoutim (concelho algarvio).

Almodôvar é uma vila medieval que tem a sua origem no período de ocupação Islâmica (Século IV ao século VIII), em que era apelidada de Al-Mudura, altura em que fora construída a cerca amuralhada e o Castelo arredondado(em árabe “almudaûár) de que hoje já não existe qualquer vestígio. Apesar disto, existem vestígios de ocupação desta região desde a pré história pelos vestígios arqueológicos encontrados em algumas das freguesias do concelho, assim como pela ocupação romana durante o período de romanização, da qual este território também não escapou.

O primeiro foral da Vila, na altura chamada de Póvoa de Almodôvar, foi dado em 1285 por D. Dinis e atribuída à Ordem de Santiago, sendo mais tarde atribuído novo foral por D. Manuel I em 1512.

A nível turístico o concelho tem uma oferta cultural e patrimonial diversificada destacando-se o Museu Municipal Severo Portela, o Museu de Escrita do Sudoeste, o Museu Arqueológico e Etnográfico Manuel Vicente Guerreiro, sem falar nos diversos núcleos arqueológicos distribuídos pelas freguesias do concelho (destaque para a Estação Arqueológica Mesas do Castelinho). A nível natural este é dos concelhos em que poderá desfrutar da natureza no seu estado mais puro caracterizando-se por um clima mediterrânico, com temperaturas muito baixas no Inverno e muito quentes no Verão.

Infelizmente, este é mais um dos concelhos alentejanos que tem vindo a perder população residente ao longo dos anos, tendo atingido o seu pico populacional no ano de 1960 (mais de 16 000 habitantes).

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
40 Visualizações 1 Total
40 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo