Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Almodôvar

Apresentação da vila alentejana de Almodôvar: localização, geografia, demografia, história, principais locais de interesse turístico, …

Apresentação da localidade de Almodôvar

Localizada numa planície no Baixo Alentejo, Almodôvar é uma Vila sede de concelho com o mesmo nome pertencente ao Distrito de Beja.almodovar-01

A nível demográfico Almodôvar conta com cerca de 7450 habitantes numa área de pouco mais de 777km2, distribuídos por 6 freguesias (Aldeia dos Fernandes, Almodôvar e Graça dos Padrões, Rosário, São Barnabé, Santa Clara a Nova e Gomes Aires e Santa Cruz), sendo delimitada a norte pelo concelho de Castro Verde, a sul por Loulé (concelho algarvio), a oeste por Ourique e a este por Alcoutim (concelho algarvio).

Almodôvar é uma vila medieval que tem a sua origem no período de ocupação Islâmica (Século IV ao século VIII), em que era apelidada de Al-Mudura, altura em que fora construída a cerca amuralhada e o Castelo arredondado(em árabe “almudaûár) de que hoje já não existe qualquer vestígio. Apesar disto, existem vestígios de ocupação desta região desde a pré história pelos vestígios arqueológicos encontrados em algumas das freguesias do concelho, assim como pela ocupação romana durante o período de romanização, da qual este território também não escapou.

O primeiro foral da Vila, na altura chamada de Póvoa de Almodôvar, foi dado em 1285 por D. Dinis e atribuída à Ordem de Santiago, sendo mais tarde atribuído novo foral por D. Manuel I em 1512.

A nível turístico o concelho tem uma oferta cultural e patrimonial diversificada destacando-se o Museu Municipal Severo Portela, o Museu de Escrita do Sudoeste, o Museu Arqueológico e Etnográfico Manuel Vicente Guerreiro, sem falar nos diversos núcleos arqueológicos distribuídos pelas freguesias do concelho (destaque para a Estação Arqueológica Mesas do Castelinho). A nível natural este é dos concelhos em que poderá desfrutar da natureza no seu estado mais puro caracterizando-se por um clima mediterrânico, com temperaturas muito baixas no Inverno e muito quentes no Verão.

Infelizmente, este é mais um dos concelhos alentejanos que tem vindo a perder população residente ao longo dos anos, tendo atingido o seu pico populacional no ano de 1960 (mais de 16 000 habitantes).

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
363 Visualizações 1 Total
363 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo